Mateus 5.1-12 - 4º Domingo Após Epifania - Apresentação de Jesus no Templo – 02/02/2020

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

02/02/2020

02/02/2020 – 4º DOMINGO APÓS EPIFANIA – Apresentação de Jesus no Templo
Prédica: Mateus 5.1-12
Leituras bíblicas: Isaías 9.1-4 * Salmo 15 * 1 Coríntios 1.18-31
P. Valdir Hobus – Sinop – MT

ACOLHIDA

Jesus leu no livro do profeta Isaías: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos. Lucas 4.18
Essa é a marca do cristão. Buscar o bem, ter misericórdia, promover paz e Justiça. Que neste culto Deus nos capacite a sermos instrumentos dele nesse mundo.
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA

Nº 25 – LC – Quando o povo se reúne
Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA

SAUDAÇÃO
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos e irmãs, com vocês (Gl 6.18) Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO

Nº 460 - LC – Espírito Santo de Deus, ensina-nos
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

O pecado nos separa de Deus e nos impede de viver em comunhão. A confissão sincera pode restabelecer a comunhão e fortalecer a nossa fé acheguemo-nos confiantes à presença de Deus e confessemos o nosso pecado.
Deus nosso Pai bendito, tu nos cercas com teu amor e enches nossa vida de possibilidades, podemos amar e ser amados, perdoar e ser perdoados. Perdoa, Senhor, quando permitimos que essas possibilidades sejam frustradas por causa da nossa incapacidade de responder ao teu amor com amor aos que estão próximos de nós. Perdoa-nos todos os nossos pecados e concede-nos, para melhora a nossa vida, a força do teu Espírito Santo. Em Cristo Jesus, Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO

Deus nos perdoa, não por causa das nossas boas obras ou do nosso bom nome, mas por causa do sacrifício de seu Filho amado na cruz do gólgota. E por causa desse nome, recebam a palavra de graça, que é dirigida a todos os filhos e filhas de Deus que com coração sincero confessam os seus pecados. Filhinhos e filhinhas, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus. (1 João 2:12)

KYRIE

Reunidos para celebrar a presença de Deus entre nós, lembramos diante dele, em oração, as dores do mundo dentro do qual somos chamados a ser e viver Igreja. Clamemos a Deus pelas vidas ameaçadas por todo tipo de violência e pela distribuição injusta dos bens da terra. Clamemos a Deus em vista das dores internas da Igreja, por causa da busca do poder em lugar do serviço, do desejo maior de receber em vez de dar.
Para isso, clamemos ao Senhor cantando. Nº 56 – LC – Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS

Deus nos guardou até aqui, nos amparou nas alegrias e nas dificuldades. Além disso, e de forma especial, neste culto, Deus fala a nós por sua Palavra. Por tudo isso, nós o louvamos cantando.
Nº 526 – LC – Glória pra sempre

ORAÇÃO DO DIA

Deus nosso Pai celeste. Através de teu Filho Jesus Cristo, tu nos dás uma nova oportunidade de experimentarmos vida em nosso relacionamento contigo e com o nosso irmão e nossa irmã. Agradecemos-te porque sempre de novo tu crias novas oportunidades. Nós te pedimos, ilumina-nos com a luz de tua palavra e orienta o nosso coração. Dá-nos disposição e alegria para te ouvir e disposição para te seguir e te buscar. É o que te pedimos por Jesus Cristo ressurreto, nosso Salvador e Senhor. Amém

LITURGIA DA PALAVRA

1ª Leitura Bíblica: Isaías 9.1-4 ou Salmo 15
2ª Leitura Bíblica: 1 Coríntios 1.18-31

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 152 – LC – Pela Palavra de Deus

Leitura do Evangelho: Mateus 5.1-12
Cantemos: Aleluia

PREGAÇÃO

Graça e Paz da parte de Deus.
Querida comunidade, quero iniciar nossa reflexão com três perguntas:
Você deseja ser feliz? Creio que são muito raras as pessoas que não tenham esse desejo em sua vida.
Você é feliz? Essa pergunta já não terá tantas afirmações positivas como a anterior.
Você sabe o que é ser feliz?
O texto do Evangelho de Mateus.5.1-12 retrata esse assunto tão pertinente para nossa vida: a Felicidade, ou melhor, a VERDADEIRA Felicidade. Traduzida como bem-aventurança.
As bem-aventuranças são parte fundamental no ensino do cristianismo. Nela o Senhor Jesus revela o que espera de cada um de seus discípulos e como eles serão felizes se as praticarem.
Sobre as bem-aventuranças, destaca-se que todas elas estão mais relacionadas ao caráter (ser interior) do que às aparências (exterior).
Jesus Cristo procura deixar bem claro nas bem-aventuranças que Deus está atento as motivações do comportamento e não ao comportamento em si. Isso porque o exterior pode ser maquiado, o interior não.
São 8 bem-aventuranças ao todo:
Os pobres de espírito;
Os que choram;
Os mansos;
Os que têm fome e sede de justiça;
Os misericordiosos;
Os puros de coração;
Os pacificadores;
Os perseguidos por causa da justiça.
O Que Significa Ser Bem-aventurado?
As bem-aventuranças revelam a extraordinária carga de felicidade e bênção da qual desfrutarão aqueles que colocarem em prática os conselhos dados pelo Senhor no Sermão do Monte.
As bem-aventuranças revelam algo profundo dos ensinamentos de Jesus. A retidão que agrada a Deus se revela por uma transformação interior, mais relacionada ao caráter.
A explicação das bem-aventuranças ensinadas por Jesus, deixam claro quem são os felizes aos olhos de Deus. Mas essas bem-aventuranças só se manifestam mediante a conservação e a prática de um relacionamento sincero com o Senhor.
Resumindo, o que Jesus está dizendo é que bem-aventurados são os que vivem com Deus.
Vamos dar uma olhada em cada uma delas:
1. Bem-aventurados Os Pobres De Espírito
O que afinal de contas Jesus quer dizer com Pobres de Espírito?
Essa expressão refere-se a humildade e ao orgulho. Ela é central no Reino de Deus (Mateus 5.3). Apenas as pessoas humildes são capazes de ouvir, crer e se submeter aos ensinamentos de Jesus.
Que Jesus diz não se refere à pobreza literal. É uma atitude de coração, algo como, “submetam-se a Deus.
Jesus espera que seus discípulos, os cidadãos do Reino, sejam humildes. Bem-aventurados são os que dão ouvidos a esse ensino. Eles estão fazendo exatamente aquilo que o próprio Mestre fez, esvaziando-se para ser cheio da graça de Deus (Filipenses 2:7,8).
2. Bem-aventurados Os Que Choram
Mais uma vez, essa bem-aventurança não se refere a tristeza particular, causada por motivos pessoais. É uma tristeza voltada para o pecado (Mateus 5.4). Essa bem-aventurança está diretamente ligada a primeira. Apenas pessoas humildes podem lamentar pelo seu próprio pecado e pelo pecado alheio (Tiago 4:8-10).
Deus é Misericordioso com aqueles que se arrependem, e concede seu perdão. Esse perdão é motivo de Alegria, de Bem-aventurança.
3. Bem-aventurados os Mansos
Essa bem-aventurança refere-se aqueles que são agredidos pelo mal, mas não se deixam dominar pela amargura. Ao contrário, usam a mansidão, a paciência para suportar a pressão e serem aprovados por Deus (Mateus 5.5).
Mansidão é também um dos frutos do Espírito que Paulo nos fala em Gálatas. Segundo Jesus, a mansidão é uma das chaves para a verdadeira felicidade.
4. Bem-aventurados Os Que Têm Fome E Sede De Justiça
Fome e sede eram dois elementos comuns nos ouvintes de Jesus. Além da região, calor e aridez intensa, havia o tempo que Jesus passava ministrando a eles (Marcos 8.2). Mas muitos deles não tinham realmente o que comer por causa da pobreza.
A justiça e o Direito dos que sofrem sempre foi defendido na Bíblia. É sinal de uma vida plena e verdadeira quem tem um olhar misericordioso e compassivo. Quem conhece a Deus ama a justiça. É algo que faz parte dEle (Salmos 89:14).
5. Bem-aventurados Os Misericordiosos
A misericórdia é uma bem-aventurança que não pode faltar na vida do Cristão. Isso porque cada um de nós foi alcançado e é alvo da profunda misericórdia do nosso Deus.
O Senhor oferece misericórdia de forma graciosa. Não há mérito nenhum naqueles que a recebem. Sendo assim, Ele deseja que os seus filhos o imitem (Mateus 5.7).
6. Bem-aventurados Os Puros De Coração
Essa bem-aventurança refere-se a pessoas que possuem uma mente não alimentada pela malícia e impureza deste mundo (Mateus 5.8).
Mas você pode perguntar: “Como vou controlar meu pensamentos?”. “Quando menos espero algo que eu não quero invade minha cabeça”.
Martinho Lutero, resumiu com a seguinte frase: “Você não pode impedir que um pássaro pouse em sua cabeça, mas, pode impedir que faça ninho.” (Martinho Lutero)
7. Bem-aventurados Os Pacificadores
Essa bem-aventurança não se refere as pessoas de natureza pacifica, apenas. Não são aqueles que aceitam a paz sem protesto ou preferem nunca discordar de nada ou de ninguém. Também não são aqueles que têm paz na alma.
Essa bem-aventurança faz menção das pessoas que promovem ativamente a paz (Mateus 5.9). Que lutam pela paz. Que procuram estabelecê-la entre os maiores inimigos.
Jesus é um grande exemplo de pacificador. Pilatos e Herodes eram inimigos mortais no dia em que o Senhor passou na vida deles, se reconciliaram (Lucas 23.12).
8. Bem-aventurados Os Perseguidos Por Causa Da Justiça
Essa bem-aventurança refere-se aqueles que sofrem por causa de Jesus e dos seus ensinamentos (Mateus 5.10,11). Algo que os discípulos já haviam começado a experimentar, por parte dos fariseus (Mateus 9.11).
Ainda no primeiro século a Igreja enfrentou uma perseguição cruel. Muitos cristãos foram expulsos de suas casas, espancados e mortos. O próprio apóstolo Paulo perseguiu ferozmente a Igreja do SENHOR.
Devemos considerar um motivo de grande alegria padecer, por qualquer motivo, desde que seja da forma correta, por amor ao Senhor e a Sua Palavra. O que Ele fez por nós na cruz do Calvário não tem preço.
Conclusão
As bem-aventuranças são aquilo que Jesus Cristo espera encontrar em um cristão autêntico. Vivemos dias em que o cristianismo é muito aparente. Vazio ou simplesmente um compromisso amistoso.
O que você acha sobre as bem-aventuranças? Você é bem-aventurado? Em qual delas você mais precisa de ajuda? O que você gostaria de acrescentar a esse assunto?
Deus te abençoe, amém!

CONFISSÃO DE FÉ
Crendo e confiando na mensagem que acabamos de ouvir confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Nº 400 – HPD II – Bem aventurados

AVISOS

Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
_______________________________________________________¬¬¬¬_
ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

Canto da Oferta
Nº 472 – LC – Graças Senhor

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Senhor Jesus, somos gratos pela tua fidelidade e cuidado que tens para com cada um de nós. Sabemos que Tu és Deus grande e forte, por isso pedimos que o Senhor nos abençoe através de seu Espírito Santo, para que fortalecidos por teu Santo Espírito, tenhamos a coragem de testemunhar do Teu amor e da Tua paz, a todas as pessoas que vivem longe deste amor, e que ainda não experimentaram da tua Paz. Abençoa cada família, cada pessoa que esta aqui com a Tua paz, e tudo o mais, que carregamos em nossos corações, entregamos a Ti, na oração Tu nos ensinas-te...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

BÊNÇÃO
Deus de poder, que a ousadia de teu
Espírito nos transforme;
que a doçura de teu Espírito nos dirija;
que os dons de teu Espírito nos capacitem
para servir-te e adorar-te, agora e sempre.
Por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
C Amém.

ENVIO
Vão e sirvam ao Senhor com alegria, ânimo e esperança em seu dia-a-dia. Amém!

CANTO FINAL
Nº 466 – HPD II – Anunciar as maravilhas do Senhor
 


Autor(a): P. Valdir Hobus
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 4º Domingo após Epifania
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 12
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 54844
REDE DE RECURSOS
+
Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br