Mateus 6.5-8 - A prática da oração

Prédica

21/09/2008


Leitura Bíblica Básica: Mateus 6.5-8
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 21/09/2008
Data Litúrgica: 18º domingo Após Trindade

Prédica:
Prezada Comunidade aqui reunida.

O texto de Mateus que lemos é conhecido por todos nós e nos traz as palavras de Jesus sobre a prática da oração. O texto nos mostra como se deve orar, como cada um deve exercer a prática da oração.

(Ler v. 06) Em primeiro lugar, Deus quer que cada pessoa tenha com ele um contato pessoal e exclusivo. Por isso, a recomendação de sair da agitação, do meio das pessoas e ir a um lugar calmo e sossegado, sem ninguém ao redor parar orar, onde é possível falar com Deus sem interrupção ou perturbações. Esta é a recomendação de Jesus.

E Jesus não só recomenda que os outros façam isso, mas ele próprio praticou o que ele disse e recomendou. Em Mateus 14.23, após a multiplicação dos pães e peixes, Jesus despediu as multidões e foi orar sozinho no alto do monte. Também Marcos 1.35 conta que Jesus levantou alta madrugada e foi para um lugar deserto orar. Em Lucas 6.12, antes da escolha dos doze discípulos, Jesus retirou-se para o monte, onde orou a Deus. Antes de ser preso, no jardim do Getsêmani, Jesus retirou-se sozinho para orar a Deus. Jesus procurava lugares de silêncio, de paz, de sossego para orar a Deus.

E este contato pessoal com Deus cada um de nós deve procurar cultivar em sua vida. A Bíblia, Jesus mesmo o recomenda. A igreja, o pastor/a lembram deste ensinamento. Mas ninguém pode fazer isto POR VOCÊ. E, nesta conversa pessoal com Deus, nós podemos e devemos falar e dizer TUDO, pois Deus sabe do que precisamos, diz o v. 8 de Mateus 6. E sabem também tudo que se passa em nosso pensamento, em nossa vida, em nosso coração. Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos, diz o Salmo 139.1,2.

Por isso, não adiante e nem é preciso esconder nada de Deus. Nossas frustrações, tristezas, raiva, rancor; nossas alegrias, realizações, felicidade; nossa culpa, nosso pecado; até mesmo nossa briga com Deus - TUDO podemos e devemos dizer a ele. Se vocês assim o fizerem, vocês vão ver como isto vai fazer bem para vocês, como vocês vão se sentir melhor.

E o v. 7 do nosso texto também diz sobre a prática da oração (ler). Ele nos recomenda que não é preciso nós fazermos longas orações ou ficar repetindo o mesmo pedido uma, duas, dez, cem vezes. O texto diz no v. 08 que Deus sabe do que precisamos, sabe até o que vamos pedir ou agradecer. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer, diz o Salmo 139.4. Mas alguns poderão objetar dizendo: Se Deus já sabe tudo, então não preciso orar. Se formos olhar sob este aspecto, não precisaríamos mesmo orar. Mas, como já disse, Jesus nos ensinou a orar porque ele nos ama, e ele sabe que NÓS precisamos deste momento com Deus e com Ele, pois isto faz bem para NÓS.

Quanto à prática da oração, gostaria ainda de lembrar duas palavras de Paulo em Romanos 12.12 e 1 Tessalonicenses 5.17:

Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres. Agüentem com paciência os sofrimentos e OREM SEMPRE.

ORAI SEM CESSAR.

E, para finalizar, gostaria de lembrar e compartilhar com vocês uma meditação de Johnson Gnanabaranan em seu livro, Senhor, Renova-me, p. 38,39, que diz:

Qual o pai que não se alegrará ao ouvir a voz do seu filho ou de sua filha? É por isso que eu oro. Tenho mais prazer em receber alguma coisa depois de a desejar de coração que em recebê-la sem a desejar. É por isso que eu oro.

Necessito de orientação e força para trabalhar. É por isso que eu oro. A oração redireciona meus propósitos e minhas atitudes para o bem. É por isso que eu oro. Quando não enxergo nenhuma saída para escapar da rede do diabo, e quando ninguém é capaz de me ajudar, eu sei: Deus pode ajudar-me. É por isso que eu oro.

Oração compartilhada destrói nosso egoísmo e alimenta a unidade. É por isso que oramos em conjunto.

Orações alimentam dentro de mim os bons propósitos e me encorajam a usar o meu temo e a minha energia para o bem. É por isso que eu oro.

Senhor Jesus, ajuda-me a ser uma pessoa que ora. Ensina-me a orar como convém. Amém.


 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 19º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8834
REDE DE RECURSOS
+
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br