Mecanismo de Atuação em Emergências

Motivação para Oferta Nacional - 19 de janeiro de 2014

19/01/2014

Pois sabemos que a criação inteira geme e sofre as dores de parto, até o presente. Rm 8.22

Enchentes, deslizamentos, incêndios em grandes proporções revelam a dor da Criação de Deus. O que fazer é sempre uma pergunta e muitas vezes não sabemos nem por onde começar!

A Fundação Luterana de Diaconia, organização diaconal criada pelo Conselho da Igreja em 2000, que atua no apoio a pequenos projetos de comunidades da IECLB, movimentos sociais e grupos diaconais e populares, está desenvolvendo desde 2011 o Mecanismo de Atuação em Emergências. Além da preparação para a resposta imediata a um desastre, o mecanismo inclui também oficinas de capacitação em apoio psicossocial de base comunitária em emergências.

É preocupante que, nos últimos dois anos, quatro eventos de chuva intensa com deslizamentos, causaram a morte de mais de 1.500 pessoas, o desalojamento e deslocamento de outras 130 mil e prejuízos na ordem de bilhões de reais. Em 2011, o Brasil ficou em 6.º lugar no ranking dos países mais atingidos por desastres. Há um despreparo comprovado dos municípios na redução de riscos e na reabilitação. Por isso, enquanto igreja, somos pessoas chamadas a participar dos núcleos de defesa civil.

Nossa igreja quer dar um testemunho solidário em favor das pessoas afetadas por crescentes desastres. Sua oferta, pela qual agradecemos, possibilitará a realização de oficinas sobre gestão de riscos de desastre, apoio psicossocial e a criação de comitês de emergência nos sínodos.

Veja também: Carta da Fundação Luterana de Diaconia
 


Âmbito: IECLB
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 2º Domingo após Epifania
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Motivação para Oferta
ID: 25127
REDE DE RECURSOS
+
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br