Meditação da semana

Você está sendo uma bênção no seu local de trabalho?

30/04/2021

“Porque, quando estávamos aí, demos esta regra: “Quem não quer trabalhar que não coma. “Estamos afirmando isso porque ouvimos dizer que há entre vocês algumas pessoas que vivem como os preguiçosos: não fazem nada e se metem na vida dos outros. Em nome do Senhor Jesus Cristo, ordenamos com insistência a essas pessoas que vivam de um modo correto e trabalhem para se sustentar. Mas vocês, irmãos, não se cansem de fazer o bem.”
2 Tessalonicenses 3.10-13

Alguém veio com essa pergunta “Você está sendo uma bênção no seu local de trabalho?”. Pensei comigo, “será que eu e o interlocutor temos a mesma compreensão sobre o que é bênção e sobre o que é trabalho?”

Poder trabalhar é uma bênção, mas o trabalho não pode ser o foco principal das nossas vidas. Devemos trabalhar para viver e não viver para trabalhar. É bom trabalhar para obter o nosso sustento, e Deus se alegra com as pessoas que batalham e não são preguiçosas.

Em todas as áreas da nossa vida somos chamados para ser testemunhas do amor de Deus, incluindo nosso trabalho. Devemos ser pontuais, responsáveis, fazer o melhor que podemos, com honestidade e ética.

O conceito sobre o trabalho mudou muito em nossa sociedade nos últimos tempos, principalmente nos últimos meses, desde o início da pandemia causada pelo coronavírus.

Boa parte da população passou a trabalhar em casa, conciliando as obrigações profissionais com as tarefas domésticas e, em muitos casos, dividindo a atenção entre o computador e os filhos. A tendência é que muitas empresas continuem optando por essa forma de trabalho para evitar deslocamentos e aglomerações, preocupação que tende a continuar mesmo depois da pandemia, valendo-se da tecnologia, que permitirá o trabalho e o contato com os colegas, mesmo a distância.

Em regiões e realidades mais interioranas, como na zona rural, boa parte das pessoas que trabalham na agricultura, afirmam que foram afetadas, ainda que de forma diferente. Alguns pontos da rotina foram alterados em função das medidas preventivas de contaminação.

Não podemos deixar de penar nas pessoas que diminuíram sua renda e até mesmo perderam seu trabalho. Empresas fecharam as portas, tiveram que reduzir o número de funcionários e remanejar trabalhadores e focos do seu trabalho e investimento.

O Apóstolo Paulo dá importância e valor ao trabalho. Alguns estavam na igreja (comunidade) e não queriam trabalhar enquanto aguardavam a iminente volta de Cristo. E com isso viviam à custa dos outros irmãos. Sem trabalhar, as pessoas que andam desordenadamente ficam ociosas e passam a se ocupar da vida alheia. O versículo 12 é muito claro e a ordem de Paulo era dada em nome do Senhor Jesus Cristo para que trabalhassem tranquilamente e comessem o seu próprio pão. Exorta a comunidade a realizar o trabalho honesto. Ele mesmo dá o exemplo trabalhando com esforço e fadiga. Termina pedindo que os irmãos façam sempre o bem rogando a bênção de Deus sobre suas vidas.

Oração: Ó Deus, o trabalho é uma dádiva que recebemos de tuas mãos, porque através dele se torna possível a nossa sobrevivência. Louvamos-te porque é um dom que ofereces a todas as pessoas. Graças te damos por todas as pessoas que tem onde trabalhar. No entanto, há milhares de pessoas que não têm onde e nem como trabalhar. Não tem emprego, nem terra e nem saúde. Milhares são os trabalhadores e as trabalhadoras que ganham tão pouco que não conseguem o sustento de suas famílias. Pessoas que trabalham na agricultura são desvalorizadas, seus produtos pouco valem. Senhor, oramos por essa gente. Sê tu o socorro de todas as pessoas que sofrem em consequência do trabalho e da falta dele. Ilumina nossas autoridades para que respeitem e valorizem todas as profissões. Esteja sempre ao lado do teu povo para que nunca falte o pão de cada dia. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal
 


 

REDE DE RECURSOS
+
A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br