Meditação da semana

No caminho da obediência

10/06/2021

“Nós devemos obedecer a Deus e não às pessoas”. Atos 5.29

O lema bíblico do mês de junho nos convida a refletirmos sobre a obediência a Deus. A obediência é também uma base fundamental para a vida em sociedade. Sem ela mergulharíamos na desordem e no individualismo. A obediência é um valor importante que começa na família e se estende ao ambiente de trabalho e na vida comunitária. Ela é também fundamental na construção da paz.

Não há como falarmos em obediência a Deus, sem nos perguntarmos sobre a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para conosco. Ao contrário do que muitos acreditam, a vontade de Deus não se cumpre através da simples observância de regras de conduta moral e religiosa, muitas vezes imposta por determinados grupos religiosos. A obediência cega à lei não caracteriza a obediência a Deus.

Muitas pessoas fazem uso indevido de passagens bíblicas, sem levar em consideração o seu contexto, procurando impor padrões e legitimar a discriminação, o preconceito e inclusive a violência. Isso não é obediência a Deus, mas antes uma tentativa de sujeitar Deus aos seus próprios desejos egoístas.

O Espírito Santo quer nos dar discernimento e nos conduzir a uma verdadeira e perfeita obediência, a obediência a Cristo. E isso só é possível quando se é capaz de renunciar a si mesmo, renunciar à nossa própria vontade, redirecionando o olhar para Jesus, o autor e consumador da fé. Não é uma tarefa fácil renunciar a nós mesmos, pois somos egoístas e orgulhosos e queremos ver e entender o mundo à nossa maneira.

A obediência é um caminho a ser trilhado a cada dia, a começar pelos pequenos gestos, onde o amor, a empatia, a acolhida, a tolerância, a solidariedade e a disposição para servir são princípios que regem a nossa vida, a exemplo do que Jesus ensinou em palavras e gestos. O caminho da obediência pode não ser o mais fácil, mas é, sobremodo, um caminho de bênçãos e felicidade, pois Deus é o nosso guia e ele age sempre no momento certo.

Que o amor praticado seja o sinal de nossa verdadeira obediência a Deus!

Oração:
Senhor, nosso Deus, obrigado pelo dom da vida, pelas maravilhas de tua criação, frutos da tua imensa generosidade para conosco.
Obrigado pela dádiva do teu perdão, que se renova em nossa vida a cada novo dia e que restaura a dignidade de sermos chamados de teus filhos e filhas.
Que o teu Santo Espírito nos inspire e nos conceda discernimento, para que possamos compreender qual a tua santa e perfeita vontade para conosco.
Que em disciplina e obediência a ti, tão somente, sejamos sinais da tua presença neste mundo tão carente dos valores do teu Reino. Por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Salvador. Amém!

P. Claudinei Evandro Stack - Taquara - RS
 

REDE DE RECURSOS
+
Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br