Meditação da semana

Em meio a adversidade, definimos prioridades

24/06/2021

“Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da Palavra.” (Atos 6.3-4).

A preocupação com os necessitados envolvia a vida da Igreja, desde o seu início. Mas, conforme a descrição de Atos 6, dificuldades começaram a surgir. Havia um grupo, ou seja, as viúvas que não eram da raça judaica, que não estava recebendo a atenção necessária. Deste fato, podemos aprender três coisas:

Primeiro, é interessante como a palavra discípulo se destaca nesta narrativa e em todo o livro de Atos. Não eram membros, nem associados, nem simpatizantes. Eram seguidores do Mestre e Senhor Jesus. Dispostos a pagar o preço por esta opção. E você, e eu, somos também discípulos de Jesus?

Segundo o critério para a escolha de preenchimento de ministérios na vida comunitária. Quais as virtudes esperadas? a) Pessoas de boa reputação, ou seja, que davam bom testemunho de vida não só junto a Igreja, mas em toda a sua rotina na sociedade. b) cheias do Espírito Santo, ou seja, nascidas de novo, redimidas em Jesus e c) dotadas de sabedoria. Quais os critérios que usamos para confiar ministérios em nossa vida comunitária? Olhamos para a orientação das Escrituras? Estamos zelando para formar pessoas assim?

Terceiro, a definição de prioridades. Dizem que madre Tereza afirmou: Nossa prioridade é a oração, depois vem o ministério. Não podemos cair no ativismo, na tentação de dizer: se der tempo oramos e nos preparamos para a pregação. Não! Somos chamados a uma vida equilibrada, centrada na direção e nos valores do Reino, em uma espiritualidade que busca a vontade do Pai antes de tudo. E isto acontece pela oração e meditação nas Escrituras. Quais são as nossas prioridades como discípulos do Senhor? Lutero dizia: Hoje tenho muito o que fazer, então vou ter que orar mais.

Leia Atos 6.1-7.

Oração: Bondoso Deus e amado Pai. Vivemos em tempos complexos e de muitos desafios. Multiplica os dons e a disposição de partilhar e servir. Que nos saibamos seguidores de Jesus. Ele é nossa inspiração. E que, antes de tudo, sejamos fortalecidos pela oração e direcionados pelas Escrituras antes de tudo. Em nome de Jesus, amém!

P. Oscar Elias Jans
Caxias do Sul
 

REDE DE RECURSOS
+
Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br