Meditação da semana

Bem viver a Quaresma

03/03/2022

“É chegada a hora de ser glorificado o Filho do homem.”

“Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto”. (João 12.22-24 – Tradução NAA)

Como os tempos mudam. Há 40 anos ou mais, o tempo quaresmal era um tempo santo, sagrado, respeitado. Nos domingos, não havia nenhum jogo oficial de futebol. No rádio, só música clássica e religiosa. Em todas as igrejas cristãs, à noite, até duas ou três vezes por semana, havia cultos quaresmais. Hoje, são raras as igrejas cristãs que ainda têm cultos ou devocional quaresmal. Será o medo de sair à noite? Será que já conhecem a história da Paixão o suficiente?

O Evangelho de João 12.20ss, relata sobre os gregos que foram tomar parte na festa em Jerusalém, e queriam ver Jesus. Não sabemos porque queriam vê-lo. Será que ouviram a respeito de seus milagres ou queriam ver um homem famoso, conforme a curiosidade grega? Não sabemos. Como Jesus era homem simples no meio do povo, não era fácil distingui-lo da multidão.

Jesus os recebe, mas não em particular. Pelo contrário, aproveitou o momento e falou a toda a multidão. Respondeu-lhes Jesus: “É chegada a hora de ser glorificado o Filho do homem” (v.23). Resposta enigmática. “A hora de ser glorificado o Filho do homem”. Que glória seria esta?

Jesus explica: “Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida, perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo, irá preservá-la para a vida eterna... E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim” (Jo 12.23-33).

Em outras palavras, Jesus lhes disse que o tempo é chegado em que ele será levantado na cruz. E esta é a hora da glória de Jesus, na qual ele realiza sua maior obra, a salvação da humanidade. Ele será levantado como Moisés levantou a serpente no deserto e quem olhar para ele, com fé, receberá perdão dos pecados. É para isso que ele veio ao mundo: a fim de morrer para dar vida.

Sim, aquilo que compreendemos, principalmente com o coração, passamos a fazer de modo diferente. Portanto, entendendo melhor o que é a Quaresma e o que ela representa, nos ajudará a viver bem este tempo, a fim de nos aproximarmos de Deus.

Oração: Deus, aqui estou porque não posso viver sem ti. Porém, muita coisa me desvia do teu caminho. Por isso, Deus, varre de mim tudo o que me impede de celebrar genuinamente esse tempo da Quaresma. Faze teu Espírito causar transformação em mim e ao meu redor. Dá-nos a todos a coragem de ajudar a construir dia a dia o teu Reino. Ajuda-nos a transformar pensamentos em atitudes. Amém.

Pastora Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal – Sínodo Nordeste Gaúcho

 

REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br