Meditação da semana

Me sinto só!

04/08/2022

E lembrem disso: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” Mateus 28.20b

Nos dias de hoje, quem está conosco?

Vivemos uma época em que os meios de comunicação, o individualismo, a corrida desenfreada pela sobrevivência estão nos deixando cada vez mais sozinhos e fechados em nós mesmos/as. Consequência disso é isolamento, falta da experiência do convívio, divisão, separação, virtualidade das relações, sensação de vazio...

Por vezes sentimos um abandono que é até difícil de explicar, um desamparo que consome, uma solidão tamanha que chega a ser um vazio existencial. Com quem ainda podemos contar para uma conversa, um abraço, uma visita? Com a família, um/a amigo/a, Ministro/a, nossos irmãos e irmãs na fé?

Um dia desses, uma senhora me disse: “Quando anoitece, as portas se fecham e cada uma fica em seu quarto. Não tem mais conversa, companhia, me sinto sozinha! Às vezes, nem precisaria conversar, só a presença já bastaria!”

“Eu estou com vocês todos os dias” são palavras que podem nos trazer alento. Sabemos que Jesus está sempre conosco para ouvir, consolar, fortalecer nos momentos de solidão e tristeza: não podemos vê-lo, mas pela fé sabemos que ele está nos fazendo companhia. Temos com quem contar. Nele encontramos amparo e esperança.

São várias as situações nas quais sabemos que faz muita diferença termos com quem contar, ter alguém por nós (Rm 8.31), ter alguém conosco (Mateus 28.20b).

Não estamos sós, Deus conosco está. Não tenhamos medo de assumir nosso papel como discípulos e discípulas Dele. Juntemos nossas forças. Vivamos com toda a intensidade esse nosso pertencimento a Ele, pois somos seus filhos/as amados/as.

Em meio a todas as nossas dificuldades, nunca devemos deixar Jesus de lado, pois é ele quem pode orientar, ajudar e guiar, porque ele é consolo bem presente nas tribulações (2Co 1.4). Nele precisamos buscar as forças para conseguir superar nossas adversidades em meio a este mundo.

Sabemos e cremos que, pelo amor que Cristo tem por nós, é possível superar os desafios que surgem a cada novo dia. O amor Dele nos une, nos move, nos impulsiona a uma nova vida em unidade, em compromisso, em coerência e com gratidão. E lembremos disso: Ele conosco está até o fim dos tempos! Amém!

Oração: Querido e bondoso Jesus, Tu nos conheces, sabe como somos, pois viveste entre os humanos também. Sabes que a maioria das pessoas não gostam de estar ou ficar sozinhas. E hoje, a tecnologia está nos afastando mais e mais uns dos outros, deixando um grande vazio em nossas vidas. Mas contigo podemos contar, Senhor. Pedimos-te que teu Santo Espírito nos ajude a sentir tua presença, teu amor, teu consolo. Tu és o nosso refúgio bem presente nas tribulações. Cuida de todos e todas nós. Em teu nome é que pedimos. Amém!

Diaconisa Carla Abeling
Paróquia de Padilha/Taquara
 


Autor(a): Carla Abeling
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 28 / Versículo Inicial: 20
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 67700
REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br