ASSEMBLEIA SINODAL 2017

SINODO SUDESTE - IECLB

1 | 1
Ampliar

MENSAGEM DA XXI ASSEMBLEIA DO SÍNODO SUDESTE


“O dia 31 de outubro de 2017 não pode ser ponto de chegada, mas sim um momento de transição do qual surja um novo impulso para um processo de constante reforma.”


Impulsionados/as por estas palavras do palestrante, P. Dr. Walter Altmann, os/as delegados/as da XXI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo Sudeste, realizada nos dias 20 e 21 de maio de 2017, no Lar Luterano Belém em Campinas/SP, refletiram sobre a necessidade de (re)comprometer-se com o ser igreja evangélica luterana, destacando a importância da missão em nosso contexto, sobretudo neste delicado momento da conjuntura sócio econômica e política do nosso país em que somos chamados/as a dar o nosso testemunho de fé, zelando pela ética cristã.

A missão é de Deus e Ele nos guia com a força do Espírito Santo para fomentarmos comunidades acolhedoras, inclusivas, participativas, unidas, firmes e proféticas. À luz do desafio missionário devemos pensar o ser comunidade no século XXI diante dos questionamentos sobre o sentido de vida (pessoal, comunitário e social), a luta por sobrevivência e busca por justiça.

A Assembleia reunida destacou a importância de fazer um planejamento missionário com ações concretas e viáveis. Entre as possíveis ações destacam-se: preparar as lideranças e os membros para a ação missionária, motivando dons; fomentar a vida comunitária através de grupos; aproveitar melhor as redes sociais para comunicação; enfatizar os trabalhos com crianças, adolescentes e jovens; promover ações diaconais. É necessário transpor os “limites” de ser uma igreja de imigração para abraçar o desafio de ser uma igreja de missão!

Como comunidades e paróquias do Sínodo Sudeste, não estamos sozinhas neste processo, mas, antes, estamos unidas nesta missão que nos é dada por Deus. Aceitamos esse desafio com alegria e fé. Nestes 500 anos da Reforma, celebramos a redescoberta da centralidade do Evangelho de Jesus Cristo que nos faz vislumbrar os próximos 500.

 

Os Conselheiros e as Conselheiras do Sínodo Sudeste

Lar Luterano Belém – Campinas/SP, 21 de maio de 2017.

Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias, te darei graças e sempre te louvarei.
Salmo 145.1-2
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br