Mensagem da Presidência - Tema do Ano 2015

19/11/2014

Tema: Igreja da Palavra - chamad@s para comunicar

Lema: Então, Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho? (Lucas 24.17)

Estimados membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil!

Irmãs e irmãos em Cristo!

Estamos no início de mais um ano litúrgico. Novamente, é Advento, época especial na caminhada de fé da comunidade de Cristo. É tempo de conhecermos o Tema do Ano da IECLB, Tema que vai inspirar a nossa caminhada durante 2015.

Um dos principais motivos de a IECLB promover, a cada ano, uma reflexão sobre um determinado Tema é o fortalecimento da unidade e da identidade da Igreja como um todo. Essa iniciativa, além de fortalecer os laços comunitários, também visa a motivar toda a família luterana para ser sal e luz no mundo.

Os últimos Temas do Ano da IECLB vêm insistindo na importância da comunicação. Em 2012, Comunidade jovem - Igreja viva, por exemplo, apontou o quanto é necessário o diálogo franco e respeitoso entre as gerações.

Em 2013, Ser, Participar, Testemunhar - Eu vivo comunidade indicou a importância da comunicação para que, como pessoas cristãs luteranas, saibamos transmitir, com clareza, a nossa convicção de fé e no que cremos, testemunhando, em palavra e ação, o que nos move na relação com Deus.

Em 2014, refletimos que só é imaginável promovermos viDas em comunhão com diálogo e comunicação transparente, convincente, atualizada, contextualizada, possível de conectar com a linguagem das pessoas envolvidas. Este é um dos aspectos importantes presentes quando se fala no papel da Igreja no mundo de hoje, cada vez mais urbanizado.

Em 2015, a IECLB convida e propõe para que avancemos mais um passo em direção a uma comunicação que, componente tão central para a vida comunitária quanto o é para a vida em sociedade, favoreça o ouvir atento e a compreensão, com profundidade, do que se passa no coração das pessoas.

Inspirada na pergunta do Ressuscitado expressa em Lucas, capítulo 24, versículo 17: “Sobre o que vocês estão conversando pelo caminho?”, a proposta do Tema e do Lema de 2015 vai além e destaca, com ênfase, que a Igreja tem o que comunicar diante das perguntas existenciais da sociedade atual.

Este Tema tem a ver com comunicação! Tem a ver com comunidade! Tem a ver com a forma como nós nos relacionamos! Tem a ver com o jeito do próprio Deus agir conosco! Tem a ver com o jeito de Deus se comunicar com os seus filhos e as suas filhas!

O Evangelista João, no capítulo 1, versículo 14, aponta para esta dimensão da comunicação de Deus com o mundo: “E o verbo (a Palavra de Deus) se fez carne, e habitou entre nós ...!”. Nesta perspectiva, inspirado no jeito de Deus se comunicar, “Igreja da Palavra” é Igreja que comunica, Igreja que emociona, Igreja que é profética sem, contudo, perder a ternura, Igreja que humaniza, que é capaz de ouvir, perguntar, caminhar junto, acolher, ser hospitaleira!

Igreja da Palavra se inspira no Deus que revela o seu rosto no Cristo crucificado, que acolhe incondicionalmente! Cristo me assegura que eu, que você não caminha sozinho! A convicção da presença de Cristo é fundamental! Trata-se de uma experiência de fé! Mesmo ali, onde não percebemos a presença de Deus, Ele está presente. Igreja da Palavra é Igreja que se torna carne!

O Tema da IECLB para 2015, Igreja da Palavra - chamad@s para comunicar, e o Lema que o acompanha, Então, Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho?:

- convidam para comunicarmos mais e melhor a nossa Teologia, os seus pontos centrais, como a justificação por graça e fé, o que nós somos e cremos como pessoas luteranas;

- estimulam para comunicarmos melhor as decisões na Igreja, o que acontece no grupo, no setor de trabalho, na comunidade, na paróquia, no sínodo e nas instâncias nacionais;

- permitem sairmos de trás da cortina e usarmos melhor as nossas fachadas de templos, bem como os meios impressos e eletrônicos, como as nossas páginas na Internet, além dos audiovisuais, para que as pessoas vejam e sintam a presença da IECLB por este Brasil afora;

- instigam-nos a assumirmos, com orgulho e gratidão, o nosso modelo de Igreja, que passa pelo diálogo franco, pelo debate, pela decisão construída por meio da representação, como é o caso das Assembleias e do Concílio;

- pedem para comunicarmos melhor o nosso jeito luterano de participar da Igreja de Jesus Cristo, dialogando com outras Igrejas e organismos ecumênicos, procurando reforçar ações conjuntas em favor da paz, da justiça e do cuidado com a Criação.

Portanto, o Tema e o Lema de 2015 são um convite insistente para criarmos formas e espaços que possibilitem ouvir as nossas comunidades, a nossa gente. São um impulso no sentido de que se escute. Tema e Lema são uma declaração de que a Igreja – enquanto comunidade – caminha com as pessoas e quer ouvir as suas perguntas.

Diante dessas perguntas, o Tema de 2015 é categórico: a “Igreja da Palavra” tem o que comunicar: “a Palavra de Deus revelada na Sagrada Escritura”. É essa comunicação que fará diferença para uma vida digna. Sentir-se parte dessa dinâmica é ser partícipe de uma comunicação que fortalece a vida, em comunidade, em comunhão.

Roguemos para que o Senhor da Igreja abençoe as reflexões e atividades que, como nos anos anteriores, serão desenvolvidas a partir dos impulsos do Tema do Ano, de sorte que, especialmente em relação à Sua Palavra, comuniquemos bem!

Amém!

P. Nestor Friedrich
Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
 


Autor(a): Nestor Paulo Friedrich
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 32701
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br