Mensagem da Presidência - Vai e Vem 2016

15/05/2016

A missão de Deus NÃO está à venda

Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2016

 

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA IECLB

Estimados membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil!
Irmãs e irmãos em Cristo!

A missão de Deus NÃO está à venda! Esta é a chamada para a sua participação na nona edição da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, uma das iniciativas que carrega consigo as bênçãos de Deus. Essa é a minha convicção! Por quê?

Primeiro, porque a Vai e Vem é uma oportunidade ímpar para exercitarmos a liberdade de cuidarmos de nós e o fazermos em gratidão, espontaneamente. É o que diz o Tema da nossa Igreja em 2016: “Pela graça de Deus, livres para cuidar”. Trata-se do cuidado que busca o bem, o bem de outras Comunidades, especialmente das Comunidades menores, que estão em edificação.

Segundo, porque a Vai e Vem transforma vidas! Um belo exemplo vem do relato do Pastor Everton Knaul, que atua na Comunidade de Ceilândia, em Brasília/DF, Sínodo Brasil Central.

Diz o Pastor: “Outro dia, em visita à Comunidade que me apoiou no estudo de Teologia, ouvi de uma Orientadora do Culto Infantil sobre a sua experiência de levar as crianças para conhecerem uma Comunidade apoiada com recursos da Vai e Vem”. A iniciativa se deu devido ao envolvimento das crianças na Campanha. A Orientadora comentou sobre o espanto de uma criança diante do tamanho do templo da Comunidade visitada. Ao comparar esse templo com o da Comunidade de origem, a criança exclamou: ‘Essa Igreja é tão pequena!’”

O Pastor Everton continua: “No período de pastorado aqui em Ceilândia, recebi algumas visitas de familiares e amigos vindos do sul do país. Também vi espanto nos seus olhos quando conheceram o nosso local de culto, que é pequeno, acomodando 40 pessoas sentadas confortavelmente”.

Diante do que vivenciou, o Pastor avalia: “Os fatos relatados me fazem recordar do tempo em que eu pensava que a IECLB era aquele templo em cima do morro, lá no interior de uma cidade de cerca de quatro mil habitantes, onde eu vivia. Era um templo grande, com torre e sino, um pátio enorme nos dois lados, salão de eventos, cemitério nos fundos e muitos membros participando dos cultos e das atividades. Ah, aquela IECLB era tão perfeita para mim! Aquela IECLB fazia muita diferença na minha vida!”

Hoje, o Pastor Everton tem outra percepção da realidade da IECLB e observa: “A IECLB é muito maior e muito diversa daquela que cabia na minha cabeça juvenil. O compromisso da IECLB com o Evangelho a leva a lugares tão diferentes, a construir templos tão distintos e a investir em espaços, por vezes tão singelos, em que participam pequenos grupos de pessoas. Justamente nessas novas realidades, a IECLB percebe a grandiosidade da sua existência como Igreja de Jesus Cristo. Esses pequenos espaços, que parecem tão limitados, fazem toda a diferença na vida de fé das pessoas que ali se encontram.” O Pastor conclui: “Essa IECLB faz muita diferença na minha vida... Mais do que em qualquer outro momento, eu quero ser membro desta Igreja”.

Caros membros da IECLB, convivemos localmente, formamos Comunidades e convivemos. Há Comunidades numericamente grandes, com boa infraestrutura. Há Comunidades pequenas, muitas delas sem templo nem outro espaço físico. Em ambos os casos, a nossa missão é anunciar e vivenciar o Evangelho. Neste ano, proclamamos, com base no Evangelho, que a salvação não está à venda, que as pessoas não estão à venda e que a natureza não está à venda. Com o profeta, reafirmamos: Buscai o bem e não o mal (Amós 5.14a).

A Vai e Vem é oportunidade para nos fortalecermos como Igreja, como conjunto de Comunidades a serviço do Evangelho de Jesus Cristo. A Campanha permite que isso inicie lá na infância! O olhar daquela criança sobre o tamanho do templo mudou. Agora, ao colocar a sua oferta no cofrinho da Vai e Vem, ela sabe que o seu gesto promove a edificação de uma “Igreja”.

A oferta depositada por aquela criança no cofrinho da Vai e Vem terá outro sentido para ela, a partir da experiência de conhecer onde esse recurso é investido e as vidas em comunhão que nascem das ofertas espontâneas e generosas de todas as famílias da IECLB.

Para o Pastor Everton, e essa também é a nossa reflexão, “As ofertas da Campanha Vai e Vem proporcionam experiências maravilhosas na vida de quem oferta e de quem recebe. A visão de Igreja transforma-se e aproxima-se do seu verdadeiro sentido por meio das ofertas partilhadas e comprometidas com a missão”.

Então, venha fazer parte da Vai e Vem, a Campanha de Missão da IECLB!

Ajude a testemunhar que “A missão de Deus NÃO está à venda”.

Pastor Nestor Friedrich
Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil


Autor(a): Nestor Paulo Friedrich
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 37867
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br