Mensagem do Conselho Nacional da Juventude Evangélica referente ao XXII Congresso Nacional da Juventude Evangélica e 8º Fest’Art

“Pois Nele vivemos, nos movemos e existimos, porque Dele também somos geração” (Atos 17.28)

03/10/2014

Um ambiente aconchegante e um povo acolhedor, em meio a Floresta Amazônica, fuso horário local, araras e comidas típicas. Foi neste clima que nós, 900 jovens dos 18 sínodos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e ainda, bolivianos, japoneses e alemães, estivemos reunidos e reunidas na cidade de Espigão d’Oeste/RO (Sínodo da Amazônia), juntamente com ministros e ministras, de 20 a 25 de julho de 2014, para o XXII Congresso Nacional da Juventude Evangélica e 8º Fest’Art (CONGRENAJE).

Encontro este, que teve como tema Geração JE no mundo, amparado pelo lema bíblico “Pois Nele vivemos, nos movemos e existimos, porque Dele também somos geração” (Atos 17.28). Fomos convidados e convidadas a refletir, a partir de estudos de tema e lema, oficinas, tendas, estudos bíblicos e meditações, sobre nossas ações, como cristãos e cristãs de confissão luterana, em busca do bem estar comum.

Assim como o apóstolo Paulo, somos uma geração que não se conforma com a exclusão, injustiças, violência e intolerância. A nossa fé no Deus criador e mantenedor da vida, nos impulsiona a defendermos e lutarmos pelo bem de toda Criação. Precisamos enxergar além dos horizontes do nosso grupo, de nossa comunidade. Superar as desigualdades, agindo com justiça, a fim de promover a dignidade humana e a valorização da vida.

No CONGRENAJE, compartilhamos culturas e costumes, jeitos diferentes de viver IECLB. Um momento bem pontual para este exercício foram as oficinas práticas, onde pudemos conhecer novas realidades e características da região. A visita de jovens alemães, bolivianos e japoneses, que, partilhando seus jeitos, enriqueceram nossa convivência. Para que essa convivência não se limitasse, tivemos, pelo terceiro Congresso consecutivo, tradução simultânea da programação para a Língua Brasileira de Sinais.

O que vivemos em Espigão d’Oeste se manifesta na forma de sentimentos muito especiais. Voltamos para nossos lares, grupos, comunidades e Sínodos, motivados e motivadas a sermos protagonistas, juventude ativa, que gera ações que promovem a inclusão de todas as pessoas, sem distinção de raça, gênero, idade e religião. Afinal, como diz Jesus Cristo: “Eu vim para que tenham vida e vida em abundância” (João 10.10b), e é nisto que cremos, é por isso que lutamos.

São Leopoldo, 14 de setembro de 2014.

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br