Mensagem do Fórum Nacional de Missão da IECLB

Por uma Igreja de Comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias

04/06/2017

 

No ano do Jubileu da Reforma, tempo em que o Brasil vive uma profunda crise política, econômica, ética e social, reuniram-se, por mandato do XXX Concílio da Igreja (Brusque/SC, 2016) e com o objetivo de refletir sobre a prática da Ação Missionária com vistas a estratégias de Missão para o futuro, de 1º a 4 de junho de 2017, nas dependências da Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, 101 pessoas no Fórum Nacional de Missão da IECLB, sob o tema “Por uma Igreja de Comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias”.

Representantes dos 18 Sínodos, de organizações identificadas, da Direção e da Administração da IECLB tiveram como desafio pensar a Missão que Deus confiou à IECLB como mais uma estação do processo de qualificar a Ação Missionária, uma das prioridades eleitas pela Igreja. Participantes receberam impulsos a partir de palestras e relatos de experiências missionárias. As palestras foram: “Firmou nossos pés num lugar espaçoso – a Missão como dádiva”, “Espiritualidade brasileira e desafios para as Comunidades” e “Impulsos bíblicos para Comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias”.

Diversas experiências de criação e fortalecimento de Comunidades foram compartilhadas, como a de Florianópolis/SC, de Itati/RS e de Santarém/PA. Também ouvimos impulsos a partir da Bíblia, da Diaconia e da Evangelização. Novas experiências missionárias, como a Missão Escolar, as Capelanias da Saúde e implicações entre Culto e Cultura também foram compartilhadas.

A partir de um intenso trabalho em grupos, participantes do Fórum indicaram caminhos para ações missionárias nas quatro dimensões e nos três eixos transversais do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI): Evangelização, Comunhão, Liturgia, Diaconia, Formação (Educação Cristã e Formação Ministerial), Sustentabilidade e Comunicação. Nas suas reflexões, os grupos também levaram em conta temas transversais importantes na caminhada recente da IECLB, como inclusão e acessibilidade, justiça de gênero, protagonismo juvenil e justiça climática. Os resultados serão levados para as instâncias competentes (Presidência, Conselho da Igreja, Pastoras e Pastores Sinodais), que se ocuparão em verificar as viabilidades das novas ênfases propostas e encaminhá-las, por meio de estudos, para o próximo Concílio, em 2018.

O Fórum só foi possível pela graça e pela bondade de Deus, que chamou, conduziu e congregou as pessoas participantes. Para mostrar essa gratidão, a equipe de Pastoral da Faculdades EST se esmerou em organizar devocionais significativas e marcantes. Ali, foi possível ouvir a Palavra de Deus, louvar, orar e meditar. Deus é o nosso criador. Jesus Cristo é o nosso Senhor e Salvador. O Espírito Santo nos congrega e inspira. Nesta certeza, somos Igreja sempre em Reforma: que venham os próximos 500 anos!

Participantes do Fórum Nacional de Missão da IECLB
São Leopoldo/RS, 1º a 4 de junho de 2017.


Para acessar mais informações sobre o Fórum Nacional de Missão da IECLB, clique aqui!
 

COMUNICAÇÃO
+
Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br