Micaela Berger (*1947)

Obra e Biografia

29/06/2012

Micaela Berger (*1947) HPD nº 139

Nasceu no dia 12 de dezembro de 1947 em Ulm / Alemanha, como filha do casal Heinrich Lhotzky (flautista profissional) e Elisabeth Charlotte Kipke Lhotzky (pianista não profissional). Quando Micaela contou com 4 anos de idade, a família mudou para Wasserburg/ Bodensee (próximo de Lindau, Alemanha). Começou ter aulas de piano com a própria mãe, a partir dos seus 5 anos. Estudou com ela até completar o primário. Quando começou o curso ginasial entrou na Escola de Musica em Lindau/ Bodensee. Ali aprendeu também Violino e Órgão.

Em 1964 foi estudar Música Sacra na cidade de Bayreuth, na Fachakademie für Kirchenmusik. Além dos estudos nos três instrumentos aprendeu também regência coral, composição, liturgia e hinologia. Em 1967 foi aprovada pelo “B-Examen” e podia atuar como organista. Depois de terminar o curso fez um estagio na igreja São Lorenço em Nürnberg. Ali conheceu o seu noivo, o P. Norberto Berger, a quem logo depois (1969) seguiu para o Brasil, onde casaram. O casal tem um filho e uma filha.

Morando inicialmente no interior do Estado de Espírito Santo, na região de Santa Maria de Jequetibá, começou logo dar aulas de música nas Comunidades, reger corais e escrever arranjos para corais, organistas e trombonistas. Também foi convidada a reger as Semanas de Canto Coral que aconteciam na Associação Diacônica Luterana, em Serra Pelada/ES. Em 1980 teve a oportunidade de entrar na Orquestra Filarmônica do ES, em Vitória, onde atuou como Spalla até 2008, residindo em Vila Velha, ES. Durante muitos anos Micaela deu aulas de violino e órgão na Escola de Musica do ES. Ela continua servindo a Deus como regente e organista.

Micaela compôs inúmeros arranjos para grupos musicais1; editou o livro para organistas e coros de trombones; compôs também a melodia do hino oficial da cidade de Vila Pavão (ES). O Coral do Morro gravou dois LP´s com muitos arranjos de Micaela Berger: O Novo Canto da Terra e Arrozais florescerão. Atualmente dois trombonistas de ES estão ajudando-a para publicar um livro com arranjos e composições da autoria dela.

A melodia do HPD nº 139 Em nome do pai batizamos ela escreveu a pedido da comissão do hinário que elaborou o HPD na década de 1970. A letra é de Lindolfo Weingärtner.

Nota: 1 Micaela conta pessoalmente: Eu fui muito marcada pelo contato com as obras de Johann Sebastian Bach. Isto aconteceu quando eu tinha apenas 12 anos de vida. E as obras dele me acompanhavam a vida inteira. Quando cheguei ao Brasil encontrei uma grande falta de arranjos para corais e instrumentos. Por isso me dediquei a este trabalho e me realizei com isso. Fazer concertos e trabalhar com corais era parte de minha vida.


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15703
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br