Michael Schirmer (1606-1673)

Obra e Biografia

29/06/2012

Schirmer, Michael (1606-1673) HPD nº 07 e 77

Batizado: 18 de julho de 1606, na Igreja de São Thomé, Leipzig, Alemanha.

Faleceu: Aparentemente 4 de maio de 1673, Berlim, Alemanha.

Sepultado: Kloster Kirche, Berlim, Alemanha.

Schirmer era o filho de Michael Schirmer, inspetor de barris de vinho em Leipzig. Ele é um dos poetas que experimentaram os horrores da Guerra dos 30 Anos (1618-1648). A partir da Páscoa de 1619 (com 13 anos de idade) ele frequentou a Universidade de Leipzig, sendo promovido para Magister em 1630. No mesmo ano tornou-se reitor em Freiberg/Saxônia. Após breve atividade como pastor em Striegnitz assumiu em 1636 o cargo de vice-reitor (e em 1651 co-reitor) no ginásio “Convento Cinzento” em Berlim. No ano de 1637 ele foi laureado como poeta do Império, pois por suas poesias nas línguas grega, latina e alemã havia se tornado conhecido pela presidência do Consistório de Brandenburgo.

Em 1639 casou-se com Katarina Thiele, a filha de um farmacêutico em Fürstenwalde. No ano de 1640 Michael Schirmer editou sua primeira coleção de hinos “Neues herkömmliches Gesangbuch augsburgischer Konfession” (Novo hinário tradicional de Confissão de Augsburgo). A partir de 1644 ele sofreu muitas vezes de crises nervosas. Essas o levaram a provações na sua vida espiritual. Além disso, passou por duros infortúnios familiares, (perdeu cedo seus dois filhos, e depois destes também teve que sepultar a esposa) motivos esses que fizeram com que foi chamado de “der deutsche Hiob” (o Jó germânico). Porém, graças a Deus, conseguiu recuperar-se após cinco anos de sofrimentos. E no ano de 1650 conseguiu editar o livro “Biblische Lieder und Lehrprüche, zu seeliger Erbauung und Erkenntnis Gottes und Liebhaben der Heiligen Schrift” (Cânticos e Provérbios bíblicos, para edificar a alma, conhecer a Deus e amar as Escrituras Sagradas) com transcrições poéticas dos cânticos da Bíblia. - Schirmer era amigo de Paul Gerhardt, o qual, em 1650, trabalhou como professor particular em Berlim, enquanto aguardava uma vaga de pastorado.

Em maio de 1668 o bem mais jovem sub-reitor do ginásio foi promovido para o cargo de reitor, em lugar de Schirmer. Aí Schirmer desistiu do seu cargo de co-reitor, aposentou-se naquele mesmo ano e passou o resto de sua vida em Berlim, criando poesias para a glória de Deus. Ele faleceu em 1673 em Berlim.

De sua rica produção poética dois hinos se encontram no nosso hinário: um hino para época de Advento (da coleção de 1640) HPD nº 07 Cantai, ó piedosos, ao nosso Salvador (=EG nº 3) Nun jauchzet, all ihr Frommen e outro para Pentecostes HPD nº 77 Espírito Sagrado, vem, e habita em nós... (=EG nº 77) O heilger Geist kehr bei uns ein..

Fontes: G. Raudnitzky, artigo Schirmer em RGG³, Volume V, coluna 1418, Tübingen 1961;
e www.cyberhymnal.org/
Wolfgang Heiner „Bekannte Lieder – wie sie entstanden“Neuhausen-Stuttgart, 1989, pág. 149


 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15661
REDE DE RECURSOS
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br