Miquéias 5.2-5a - 4° Domingo de Advento - 19/12/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

19/12/2021

19/12/2021 - 4° Domingo de Advento
Pregação: Miquéias 5.2-5a;
Leituras: Lucas 1.47-55 ou Salmo 80.1-7; Hebreus 10.5-10;
Pa. Daiane Pasqualotti – Gaúcha do Norte - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Bom dia ou Boa Noite!
Acolho-vos com as palavras de Mt 1.23
O profeta Isaías diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa Deus conosco.
Estamos no quarto domingo de Advento, já nos encaminhando para o Natal. Que esse nosso encontro seja repleto de paz, comunhão e luz. Que nossos corações e mentes estejam presentes aqui neste momento, para receber a Palavra de Deus com todo respeito, amor e fé.
Sejam tod@as bem vind@s.
Acolher visitantes se houver.

CANTO DE ENTRADA
358 – LC – Advento é tempo de preparação

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Que o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
03 – LC – Deus Trino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Querido e amado Senhor, tu que és o nosso Deus poderoso, que nos liberta da morte e do poder do inimigo, somos-te gratos pelo amor a nós revelado em Jesus Cristo, nosso Salvador. Reconhecemos que teu ato na cruz é grandioso demais, e que não merecemos tua grande misericórdia e bondade. Tu queres nos mostrar o caminho da eternidade e nós nos ocupamos apenas com o sono e os sonhos desta vida terrena. Pecamos e nos distanciamos de ti quando não permitimos que a tua graça brilhe sobre nós e nos oriente. Cada um de nós Senhor, tem muito que colocar diante de ti, tu conheces cada coração. Sabe tudo o que afeta o nosso relacionamento contigo. Queremos deixar tudo o que nos afastou de ti para trás. Por isso clamamos, tem Senhor misericórdia de nós e nos perdoa. Em nome do nosso Salvador Jesus que morreu na cruz pelos nossos pecados, nós pedimos perdão Senhor.Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Palavras de graça e misericórdia encontramos em Hebreus 10.10 “E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo.” Se crermos nessas palavras, assim será. Amém.

KYRIE
Viemos para este culto buscando o encontro com Deus. Mas, neste encontro não somos abstraídos do mundo e da sua realidade. Por isso, coloquemos nas mãos de Deus as dores das pessoas que clamam por ajuda e por justiça, e fazemos isso cantando...

Pelas dores deste mundo, ó Senhor. 56

ORAÇÃO DO DIA
Pai de amor, nosso Salvador benigno, Espírito Santo animador da nossa fé, louvamos-te porque teu agir nas nossas vidas nos torna teus filhos e filhas. Obrigada por tua graça que nos transforma. Obrigada pela tua luz que nos guia. Obrigada pelo teu perdão, salvação e vida eterna. Obrigada por que tu não tens limites para agir em nosso benefício. Obrigado que tu nos concedes o privilégio de crer em Ti e de nos firmar em tuas fortes e poderosas mãos. Pedimos, fortalece-nos a cada dia com tua Palavra. Fala ao nosso coração também hoje, neste lugar. Derrama teu Santo Espírito, e age em nós e através de nós no ouvir e meditar da tua Santa Palavra. Assim oramos, em nome de Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Hebreus 10.5-10 ou Salmo 80.1-7

Leitura do Evangelho de Lucas 1.46-55

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
164 – LC – seu nome é maravilhoso

PREGAÇÃO

Graça e paz da parte de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo seja com todos. Amém!

Estimada comunidade...

Não é de hoje que vivemos num mundo onde caminham juntas a bondade e a maldade, o certo e o errado, o justo e o injusto, o honesto e o corrupto. Desde os tempos antigos, ou melhor desde que o mundo é mundo é assim, ex: Eva/serpente/maça, Caim e Abel, o dilúvio e a arca, e por aí vai. De uma certa forma
isso nos deixa estagnados, pois olhando para a história sempre foi assim, então, sempre será assim, poderiamos pensar dessa forma. Contudo, sempre houve também a palavra de esperança de que as coisas iriam melhorar, de que o mundo seria um lugar cheio de paz, e essa esperança também nos acompanha desde os tempos remotos.

Nós estamos hoje no 4° domingo de Advento e esse sentimento de esperança e paz faz parte desse período que vivemos agora. Nossas vidas são marcadas por todos os tipos de situações boas e ruins, acompanhamos nos noticiários o quanto existe de desrespeito, de injustiças, de corrupção, de preconceitos, de violência de toda forma, de enfermidades, e esse foi, realmente um ano repleto de enfermidades físicas, emocionais e psicológicas. Em meio a tudo isso nós nos reunimos em culto, nós temos esperança de que Deus está nos olhando e cuidando, e de que a sua paz, prometida desde os profetas, um dia chegará atingindo toda a humanidade, não haverá mais dor, não haverá mais tristeza. O texto da pregação de hoje também fala sobre essa ambiguidade em que vivemos, ouçamos a leitura de Miquéias 5.2-5a. (ler o texto bíblico)

Algumas imagens que nos ajudam a perceber que este texto é bem atual:
1° - a imagem da mulher que está para dar a luz reflete as dores do parto, o mundo vive naquele momento como uma mulher com dores de parto, existe muita dor e sofrimento, hoje em dia não é diferente.
2° - o pastor do povo é aquele que virá para trazer a paz e segurança, assim como o pastor de ovelhas cuida de seu rebanho. Hoje em dia também encontramos paz, força, esperança, luz na caminhada com nosso pastor que é Jesus.
3° - paz, creio que esse seja o desejo de todo ser humano na face da terra, e não é só a paz que vem com fim de guerras e brigas, mas é a paz completa, a paz integral, a paz que invade nosso ser e nos faz estarmos completos e sãos, é uma paz que vem de dentro do nosso ser e que assim implica nas nossas relações com as outras pessoas e o mundo. A paz que o texto fala é a paz Shalom que significa estar bem em todos os sentidos. Ainda hoje se aguarda essa paz em plenitude.

Tendo tudo isso como base, podemos afirmar que esse texto é tão relevante hoje em dia como o foi no tempo do profeta Miquéias. Miquéias foi um profeta que lutou contra as injustiças sociais que aconteciam com seu povo, ainda hoje é assim, o poderoso é que manda e oprime o pequeno, marginalizado da sociedade. Porque tudo isso continua se repetindo?

Pensem um pouco para si mesmos, porque tudo parece um círculo vicioso onde os mesmos erros ainda são cometidos pela sociedade como um todo?

Porque o ser humano ainda não compreendeu a mensagem clara de Deus. Porque ele, o ser humano, ainda permanece sendo egoísta, ganancioso, individualista e capitalista. Ele se esquece que Deus é muito claro quando ele vem ao mundo nascido num menino - fragilidade e dependência - no meio de uma estrabaria - humildade, simplicidade -, numa das cidades mais simples que existia na época. A mensagem de Deus é obvia, a simplicidade traz a paz, a humildade traz a paz, a união, a ajuda, o compartilhar trazem a paz. É tão óbvio, é tão claro e objetivo o que Deus nos diz com sua obra em Jesus, mas a humanidade ainda continua a não querer entender, a negar essa obviedade e se deixar levar pelo pecado desenfreado que causa tanto sofrimento.

Querida comunidade, é por essa razão que nossa tarefa como cristãos é essencial para que o mundo conheça Deus em sua plenitude e graça. Nós não podemos mudar a sociedade num piscar de olhos, mas podemos e devemos agir conforme os princípios de Deus, pois agindo assim estaremos praticando entre nós a vontade de Deus e mostrando ao mundo o que é viver em paz, pois quem vive com Deus tem paz. Nós podemos e devemos orar pela nossa nação, pelos nossos governantes, pelas dores do mundo, assim como o fazemos quando cantamos o Kyrie Eleison (Senhor, tem piedade). Deus ainda está aí, nos cuidando, nos guiando, orientando, dando força, coragem para agirmos com verdade e justiça.

Ser cristão é fazer jus a esse amor revelado em Jesus desde o seu nascimento até a morte de cruz. Mesmo que as vezes possamos nos sentir fragilizados como igreja, como comunidade cristã, isso não significa que estamos realmente frágeis. O mínimo que fazemos como comunidade, como igreja é grandioso aos olhos de Deus. Lembrem, Deus também se revelou no pequeno, no simples, no frágil. Tudo aquilo que fizermos em nome e para a glória de Deus, sendo um gesto pequeno ou não, é extremamente importante para a obra de Deus.

Gosto muito de uma frase que ouvi num certo momento de minha vida e isso até hoje me acompanha: Menos é mais. Essa frase serve pra muitos momentos da vida, e creio que Deus quis dizer isso quando se tornou humano e viveu entre nós, e quando morreu numa cruz para nos dar vida nova, perdão dos pecados e salvaçao. Menos é mais. Busquemos viver sempre conforme os princípios de Deus, pois isso nos trará paz em meio a qualquer situação. Amém.

 

CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos a Deus a nossa fé através das palavras do Credo Apostólico
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
385 – LC – Ó tempo santo de Natal

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Como comunidade cristã que aprendeu de Jesus a apresentar a Deus, com forte clamor, orações e súplicas, vamos agora interceder pelas lideranças da igreja e do mundo e pelas situações e pessoas que necessitam das nossas orações, e fazemos isso orando juntos a oração que Jesus nos ensinou...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO e ENVIObmbb
Que o Prícipe da Paz nascido em manjedoura vos abençoe;
Que ele cuide de vós como os pastores dos campos cuidam de suas ovelhas;
Que ele vos conceda a sabeodria dos magos para perceber o que é importante;
Que ele vos dê a alegria dos anjos para testemunhar que nasceu o Salvador.
Ide em paz. Ide na paz que o Príncipe da Paz trouxe para todos.
Ide na humildade dos pastores do campo que ouviram o cantar do coro celestial, anunciando o nascimento do Salvador, e ajoelharam-se diante dele;
Ide na sabedoria dos magos que perceberam nesse menino o Rei dos Reis e o adoraram;
Ide como mensageiros dessa mensagem de amor e da graça de Deus;
Ide como mensageiros da paz. E, assim vos abençoe o trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTO FINAL
301- LC – Bençãos Virão


Autor(a): Pastora Daiane Pasqualotti
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 4º Domingo de Advento
Testamento: Antigo / Livro: Miqueias / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 2 / Versículo Final: 5
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 63521
REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br