Mistérios e classes

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Romanos 12.3-8

Se ministérios, dediquemo-nos ao ministério”. (v. 7)





É preciso haver as diferentes classes e cargos, pois não existe apenas uma classe, e sim, muitas. Mas as muita e diferentes classes podem ser reunidas na unidade do Espírito. Assim, o corpo tem muitos membros. Nem todos os membros podem ser olhos, mas os olhos são olhos, e cada membro é ele mesmo e tem sua função própria. Não obstante, há apenas uma vida, e comida, e bebida, que sustentam todos os membros bem como o coro, embora existam muitos membros diferentes. Pois, de modo semelhante, Deus faz da grande diversidade de classes e pessoas ordenadas por ele e tais como devem existir em nossa vida, uma só classe e comunidade; mas de maneira tal que cada uma exerça seu ofício e execute as tarefas ordenadas, conforme o exige sua posição. E sempre naquela humildade que considera todas as pessoas e classes iguais perante Deus que as criou todas em igualdade. Para ele, uma é tão boa como a outra. Assim, ninguém poderá gloriar-se perante Deus e seu próximo, julgando-se superior porque sua classe seria mais elevada. Deve, isso sim, saber que, se não conservar o espírito de humildade nessa sua classe superior, seu pecado será tanto maior, e ele será condenado com muito mais rigor do que qualquer um de nível inferior.
Por isso, que cada um lute nesse sentido em seu próprio ofício. Seja você homem ou mulher, sempre estará agindo certo se pensar assim: cumprirei meu ministério; não fugirei para um convento, mas cumprirei a minha tarefa que Deus me deu e não procurarei outra. E assim você está na boa luta. Seja você marido ou esposa, recebeu seu ministério da parte de Deus, a exemplo do empregado, da empregada, do prefeito.
É possível que os empregados continuarão a reclamar contra os patrões. Quisera que esses tais reconhecessem: “Pequei, não contra meu patrão, mas contra Deus”. Pois muito nos ajudaria se lembrássemos constantemente que nosso trabalho interessa não a homens, e sim, a Deus.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Cristão no Mundo
Compreendo mais que todos os meus mestres Salmo 119.97-104
O cristão no mundo Lucas 16.1-12
Profissão ordenada por Deus Efésios 6.5-9
Se o Senhor não edificar a casa Salmo 127
Nosso trabalho é máscara de Deus Isaias 26.7-15
Ministérios e Classes Romanos 12.3-8
Vida sacrificada Gênesis 3.14-19
O matrimônio Hebreus 13.1-6

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 3 / Versículo Final: 8
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22335
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br