Mostremos quem é o nosso Deus

Senhas diárias

12/09/2019

O momento era de tensão e de decisão. O rei Acabe, um rei fraco e corrupto, direcionado por sua esposa Jezabel, do povo sidônio e que adorava ao deus Baal, foi infiel a Javé, o Senhor. Ele seguiu a crença de sua esposa, mandou fazer um totem de Baal e passou a adorar a este deus, trazendo os profetas da terra da esposa para servirem a eles. Elias, profeta do Senhor, foi enviado para exortar a Acabe de sua infidelidade e adoração de um falso deus. Elias faz um desafio a Acabe e mandou reunir os profetas de Baal e propôs uma disputa entre o deus Baal e o Deus Javé. O que mandasse fogo do céu para consumir o holocausto oferecido, seria considerado verdadeiro Deus. O povo estava em meio a esta decisão e esperava pelo desfecho. O texto nos diz que os baalitas colocaram a oferta sobre o altar, clamaram intensamente ao seus deus, mas não obtiveram resposta. Ao passo que Elias ainda mandou encharcar a lenha do sacrifício e depois clamou ao Senhor. Javé mandou fogo do céu e consumiu tudo o que havia no lugar do sacrifício: a carne, a lenha, as pedras e a terra em volta. Com isso Elias é reconhecido como servo do verdadeiro Deus por todo o povo. Isso faz com que o profeta se encha de coragem e, mesmo sem ordem de Deus, manda matar todos os 450 profetas e sacerdotes de Baal. Deus respondeu a Elias e o povo creu , conforme ele havia pedido que acontecesse. O Senhor agiu e atendeu seu servo.
Paulo também confia no Senhor e pede que Ele faça o amor dos filipenses crescer e que assim tenham a sabedoria de escolher o melhor, isto é, o caminho de Jesus e a fé em Deus Pai. O apóstolo põe toda a sua confiança nesta prece e sabe que será atendido pelo Senhor. Certamente também nós somos incluídos nesta oração do apóstolo e podemos confiar que o Senhor tem o melhor para nós. Também em nós o amor deve crescer e ser praticado a cada dia, para assim mostrarmos que nosso Deus age e atende a prece de suas filhas e seus filhos. Confiemos no Senhor e cresçamos no amor.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 53224
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br