Motivação para a Educação Cristã Contínua na IECLB

16/11/2020

  

MOTIVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA NA IECLB

Subsídios litúrgicos 

22 de novembro de 2020 

                                                          Domingo de Cristo Rei

 

 

O Conselho Nacional de Educação Cristã Contínua da IECLB (CONECC) coloca à disposição das comunidades alguns subsídios para o culto do próximo dia 22 de novembro, onde as ofertas serão destinadas nacionalmente para a Educação Cristã Contínua (ECC). Que Deus abençoe as ofertas recolhidas e guie amorosamente os trabalhos que serão desenvolvidos a partir delas.

(Alguns momentos podem ser conduzidos junto com lideranças de educação cristã da comunidade.)

 

Acolhida e Saudação

“Jesus Cristo diz: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o último, o Princípio e o Fim.” (Apocalipse 22.13).

Com esta palavra de Jesus, reunimo-nos para celebrar a presença de Cristo conosco. É por ele e em seu nome que a Comunidade se reúne para celebrar, compartilhar, ensinar e viver em comunhão.

Hoje, Domingo da Eternidade ou Domingo de Cristo Rei, queremos lembrar de tantas pessoas queridas que passaram em nossas vidas e deixaram saudades; pessoas que nos ensinaram a viver a fé cristã e a testemunhar em palavras e ações o que o salmista nos desafia:

“O que ouvimos e aprendemos, o que os nossos pais nos contaram, não o encobriremos a seus filhos, contaremos à geração vindoura os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que ele fez.” (Salmo 78.3-4)

 

Confissão de Pecados
(A confissão pode ser feita como for o costume da Comunidade. Pode-se incluir:)

Afastamo-nos dos exemplos de fé e serviço que levam ao testemunho cristão. Generalizamos nossa ação e nos esquecemos da criatividade, da inclusão e do cuidado que tu no dás através de nossos dons. Por isso pedimos perdão, Senhor!

Ajuda-nos a perceber que o que aprendemos serve de testemunho do teu poder e do que fazes por nós.

 

Anúncio da graça
Deus tem amor incondicional por nós e nos abraça com ternura quando chegamos a ele arrependidos e arrependidas de nossas faltas e omissões. Assim, “Deem graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” Salmo 136.1


Motivação para a oferta

Ler esta motivação:

A Educação Cristã é um dos pilares da Igreja e acontece em função da missão. Igreja que batiza é Igreja que ensina (Mateus 28.18-20). Assim como o batismo é vivência diária, acompanhando na vida e na morte, aprender na fé é uma ação contínua que fazemos durante toda a vida. Essa importante tarefa não acontece de forma isolada, mas é uma bela parceria entre Comunidades, Paróquias, Sínodos, Conselho Nacional de Educação Cristã Contínua e Secretaria Geral.

As ofertas arrecadadas serão destinadas especialmente para:

·       Seminários de formação de lideranças comunitárias e sinodais;

·       Apoiar projetos sinodais e paroquiais de educação cristã;

·       A articulação da Educação Cristã em âmbito nacional;

·       A elaboração de materiais didáticos e subsídios para diversos públicos e fases da vida na IECLB.

Que Deus abençoe as ofertas recolhidas e guie amorosamente os trabalhos que serão desenvolvidos a partir delas.

 

Mostrar o vídeo motivador

https://www.luteranos.com.br/eventos/fundo-para-educacao-crista-continua-2

 

Oração Geral da Igreja
Agradecemos por tua Palavra, que é relevadora, santificadora e orientadora em nossa vida.
Agradecemos por que em todas as épocas, despertaste as gerações para ensinarem sobre a fé.
Agradecemos pelas pessoas que hoje cuidam com dedicação do ensino cristão.
Como comunidade reunida pela fé e que aprendeu e continua aprendendo sobre o Evangelho, pedimos para que continue motivando tuas comunidades para a tarefa missionária de aprender e de ensinar continuamente na fé.
Desperta e orienta lideranças e catequistas de nossa Igreja, que se dedicam de maneira especial à Educação Cristã Contínua.
Ampara as escolas da Rede Sinodal e demais organizações educacionais de confissão luterana, para que continuem promovendo uma educação fundamentada nos valores cristãos.
Cuida de quem não têm acesso à educação e motiva pessoas que as vejam e auxiliem com amor e justiça.
Dá discernimento às autoridades de nosso país, a fim de que invistam na educação que promove a vida e a dignidade.
Inspira com criatividade, perseverança e dedicação cada pessoa envolvida com a educação cristã para o bom desenvolvimento da missão. Isso nós oramos, em nome de Jesus Cristo. Amém.

 

Bênção cantada

Dá-nos esperança e paz (Livro de Canto da IECLB, nº 293)


Colaboração: Pastora Cleide Olsson Schneider

Representante do Sínodo Rio dos Sinos no CONECC

 

 

 


Autor(a): Cleide Olsson Schneider
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Formação / Subnível: Missão - Formação - Educação Cristã
Natureza do Texto: Liturgia
ID: 59981
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br