Mateus 24.36-44

Caderno de Celebrações 2019 - Sínodo da Amazônia

01/12/2019

01/12/2019 – 1º DOMINGO DE ADVENTO
Pregação: Mt 24.36-44; Leituras: Is 2.1-5; Rm 13.11-14
Miss. Tiago Marcel Semin Zang – Paróquia Evangélica de Ariquemes - RO

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação” (Sl 85.7). Hoje nos reunimos como comunidade cristã, na certeza de que Deus nos cuida, concede graça e reúne como irmãos e irmãs, para louvar o seu nome e render graças porque é ele que nos concede misericórdia e salvação em Cristo Jesus.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
08 - LCI – Canção da chegada

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos hoje aqui reunidos, assim como em outros momentos que nos reunimos como igreja, em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
363 - LCI – Então se verá

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Salmo 32.5: “Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados.” Falhamos muitas vezes com Deus e com nosso próximo. Nosso pecado pesa, mas Deus derrama graça e perdão. Cantamos o próximo hino confessando os nossos pecados.

587 – LCI – Tal qual estou

ANÚNCIO DO PERDÃO
1 João 1.9: “Se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda injustiça.” Para todos que confessam os seus pecados, Deus dá o seu perdão e um novo recomeço. Amém.

KYRIE
Em nosso mundo, são muitos os que sofrem e padecem, por isso roguemos ao Senhor: Pela paz que vem do alto e a salvação de todas as pessoas. Pelo cuidado aos que sofrem, excluídos, famintos, desempregados e desabrigados. Por uma sociedade mais justa e honesta, por governantes tementes a ti e por nossa nação, clamemos ao Senhor. Por isso cantemos:

56 – LCI – Pelas dores deste mundo


ORAÇÃO DO DIA
Santo e Eterno Deus, graças te damos por mais este momento de culto ao teu nome. Te rendemos graças por todas as tuas dádivas na nossa vida, por que tu estás presente em todos os momentos. Te pedimos que o teu Santo Espírito abra o nosso entendimento para a tua Palavra, que ela encontre solo fértil em nossos corações e que possamos sair daqui fortalecidos por ela para dar bom testemunho aonde quer que estivermos. Por Cristo Jesus, nosso Senhor. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 2.1-5

2ª Leitura Bíblica: Romanos 13.11-14

3ª Leitura Bíblica: Mateus 24.36-44

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
165 - LCI – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO
Iniciamos esse tempo de Advento, com a certeza da vinda do Messias. Celebraremos mais uma vez o nascimento de Jesus, na noite de Natal. Advento é tempo de nos preparar para receber a boa nova de que o Salvador do mundo, Jesus Cristo nasceu; e ele quer nascer sempre de novo em nossas vidas e habitar em nossos corações. Advento é tempo de analisarmos o ano que tivemos, nossas atitudes, nossas realizações, é um olhar para trás e vermos os acertos e os erros; é tempo de renovo e gratidão. Advento é tempo de aquietarmos na correria e perguntar: como estamos espiritualmente neste fim de ano? Jesus, o rei que vem, está prestes a chegar.
A palavra do evangelho de Mateus é enfática em dizer: “Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai” (Mt 24.36). Jesus está afirmando que a sua segunda vinda tem esse aspecto inesperado; por mais que esperemos ansiosamente sua vinda, será que estamos preparados para receber a Jesus? O Mestre estava ensinando que muitos sofrimentos e perseguições aconteceriam antes do seu retorno; a natureza daria os seus sinais. Será como o dilúvio, que pegou a todos desprevenidos, menos a Noé e sua família. A ordem de Jesus é: “Fiquem vigiando” (Mt 24.42). Vigiar é estar atentos ao que acontece a nossa volta, é não dormir e perder a hora da chegada do Messias, é buscar a Deus em sua palavra e na oração. É como o dono de uma casa, que não sabe o dia que o ladrão vem, mas que está atento e preparado para o momento. Assim é na vida de fé, se soubéssemos que Jesus viria amanhã, o que faríamos ainda hoje? Lutero disse que, se o mundo acabasse amanhã, ainda hoje pagaria as minhas dívidas e plantaria uma árvore. Com isso, afirma o compromisso com o próximo e o cuidado com o boa criação de Deus.
O texto de Romanos aponta para o fato de que chegou a hora de acordar. Paremos de andar na escuridão e vivamos na luz. Jesus é a luz do mundo, e nós seus seguidores, a luz que reflete a glória de Cristo. O pedido de Paulo é que deixemos as obras das trevas, como bebedeiras, imoralidade e brigas, para que tenhamos as qualidades de Jesus, como amor, paz, mansidão, domínio próprio. Que caminho temos escolhido andar: escuridão ou luz? Advento é tempo de revermos as nossas escolhas, “pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer” (Rm 13.11b). Jesus está vindo e quer nos encontrar andando na sua luz.
Nesse tempo de Advento, tem-se a tradição de colocar a coroa de folhas com quatro velas, acendendo uma conforme cada domingo de Advento, ao final todas as velas estarão acesas. É um símbolo que aponta para o plano de Deus para a humanidade: Jesus veio em forma humana, deu ensinamentos a respeito do Reino de Deus, morreu pelo nossos pecados e ressuscitou para nos dar livre acesso a Deus. Ele voltou aos céus, mas deixou o Espírito Santo Consolador a todos os que creem. Cristo voltará em poder e glória para levar os seus para junto de Deus na vida eterna. Cada luz de vela nos faz lembrar do grande amor do Senhor por nós.

HINO
358 - LCI – Advento é tempo de preparação

CONFISSÃO DE FÉ
Confessamos a nossa fé no Trino Deus, com as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
526 - LCI – Glória pra sempre


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Querido e amado Deus, nós te louvamos por este tempo de Advento e por tua Palavra, que nos mostra que devemos estar alertas e vigilantes para a chegada de Jesus. Neste momento, levamos a ti os motivos de oração mencionados, que o Senhor coloque sua mão protetora, dê consolo e conforto a cada um/uma. Intercedemos por nossos familiares, nossa cidade e nação. Por tua Igreja em todo o mundo, para que possa pregar a tua Palavra e nós sermos sal e luz. Oramos pelos enfermos, enlutados e os demais que estão em dificuldade. Em nome de Jesus, que nos ensinou a orar:

PAI NOSSO
Pai nosso, que estás nos céus...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém.

ENVIO
Vamos na paz do Senhor e sirvamos a ele com alegria.

CANTO FINAL
309 - LCI – Despedida
 


Autor(a): Missionário Tiago Marcel Semin Zang
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 52117
REDE DE RECURSOS
+
Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br