Mulheres Reformadoras

No dia 26 de junho 2016, domingo, “dia 492” da contagem regressiva 500 dias pra os 500 anos do Jubileu da Reforma em 2017, aconteceu um Seminário de formação da OASE na UPGV, tendo como tema: MULHERES REFORMADORAS

26/06/2016

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
1 | 1
Ampliar

Com a alegria do encontro e animadas para olhar para sua história, 45 mulheres e 4 homens, se despediram na IECLB-paróquia Serra/ES. Após acolhida com cantos e breve reflexão dirigida pelo P. Ernobio Velten, e palavras de abertura da Pa. Dra. Rosane Pletsch, seguiu-se a palestra da Prof. Dra. Claudete Beise Ulrich. Ela iniciou abordando o tema Mulheres Reformadoras, aonde apresentou uma biografia exaustiva da Catarina von Bora, referindo também a outras mulheres do movimenta da reforma, como por exemplo, Argula von Grumbach, Katharina Schutz Zell, Elisabeth von Calenberg-Göttingen, Herzogin von Braunschweig-Lüneburg e Elisabeth von Meseritz Cruciger. Esta última, recebeu um destaque posto que é a primeira compositora protestante e pomerana, pois dela o hino de número 67 no hinário da Igreja Evangélica da Alemanha Herr Christ, der einig Gottes Sohn - Jesus Cristo o único filho de Deus.

A Claudete ressaltou a coragem e o talento destas mulheres, que ousaram avançar na busca da liberdade e afirmação da dignidade humana, sempre fundadas no Evangelho, umas em contato direto com Martim Lutero e por recebido grande influência dos princípios protestantes. Em suma, a palestrante Dra Claudete Beise Ulrich salientou que A Reforma não teria acontecido sem a participação das mulheres, é isto que afirma o historiador Martin H.Jung, quando diz: Keine Reformation ohne Frau. A propósito deste tema, informou que ela e sua colega Pa. Heloisa Dalfert; por ora atuando na Alemanha, estão trabalhando na confecção de um livro que será lançado em 2017.

Ainda na parte final do seminário, a Pa. Rosângela Stange apresentou a camiseta comemorativa do Jubileu “Luteranas celebrando os 500 anos da Reforma; também informou que o layuot é dela e quem quiser multiplicar a camiseta pode entrar em contato com ela.

Ainda antes do encerramento, a Pa. Dra Rosane Pletsch convidou para os próximos encontros da OASE: Dia 20.09.2016, às 14 horas, encontro em Cariacica(Programa especial relativa a semana nacional da OASE) e no dia 13.11.2016, todo dia, encontro inter-UPs em Rio Ponte, sendo para lá será contrato um ônibus. Não por último, registramos o agradecimento à comunidade/paróquia da Serra, pela acolhida e o gosto café e doces-cucas servidos no encerramento. Muito obrigado!

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br