Não cobrem de mim a minha fé de ontem!

Então Jesus afirmou: «Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?» João 11,25s.

02/10/2015

Certamente você pensa que não é alguém que muda suas convicções como muda de camisa. Está certo! Não estava querendo insinuar nada!

Mas se lembramos dos dias da adolescência ou se olhamos nos olhos de uma criança, fica evidente quanta boa fé ficou pelo caminho.

Não são poucas as pessoas, on-de parecem prevalecer a mágoa e o ceticismo.

A frase acima Jesus dirige a Marta, que é a irmã de Maria e de Lázaro. Este morreu e já foi sepultado quando Jesus chega e conversa com Marta.

Ele a interpela acerca da sua fé na vida e na ressurreição, e ela não fica devendo resposta: «Sim, senhor! - disse ela. - Eu creio que o senhor é o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.» (v.27)

A fé dela não sofreu abalo nenhum apesar da tristeza e da dor causadas pela perda do irmão. É verdade que Jesus depois ressuscita Lázaro, mas neste momento Marta nada disso sabe.

Jesus parece deixar claro que não importa a guinada que a vida dá, trazendo Lázaro de volta. Importa manter firme a fé que o Deus dá vida prevalecerá de qualquer maneira.

Desta forma Marta nos dá uma lição de vida. Muito facilmente nossos pensamentos e nossa fé são dominadas pelas guinadas da vida, ora para cima ora para baixo.

São muitas as pessoas que já tiveram um engajamento na comunidade ou na sociedade. Mas em algum momento foram dominadas pela dificuldade de mudar alguma coisa.

As experiências difíceis acabam invadindo a boa fé. Uma reação é de se retirar de qualquer participação que vai além do particular. Muitas pessoas vão por este caminho.

O problema desta opção é que não se pode facilmente parar com o falta de fé. De repente ela invade também a vida particular.

É o que observamos nas instabilidades das famílias, tanto na vida dos casais como na relação com os filhos e gerações.

Alguns permanecem engajados, mesmo sem fé. Correm o grande risco de fazer dos ideais um negócio. Na comunidade são as lideranças que pousam como “donos do pedaço”.

Na vida publica a descrença resulta na luta por poder e dinheiro a qualquer custo, o que observamos bem em nossos dias.

O mundo precisa de gente como Marta com fé para além das aparências. Esta fé tem o potencial de mudar o mundo.

Que Deus nos ilumine!

P. Guilherme Nordmann


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santos (SP)
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 25 / Versículo Final: 26
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 35257
REDE DE RECURSOS
+
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br