NÃO SEJA FOFOQUEIRO...

Senhas diárias

10/08/2019

Moisés recebeu os dez mandamentos e o código de relacionamento entre as pessoas vai se formando, sob a orientação do Espírito de Deus, ao longo do tempo. Além destes dez, muitos outros mandamentos e muitas leis vão sendo criados para ajudar na convivência do povo e deste com outros povos. Os mandamentos surgem, sob a orientação de Deus, de situações corriqueiras da convivência humana. Quando o mandamento diz para não matar, é porque havia muitos assassinatos acontecendo. Quando o mandamento diz para não cobiçar as coisas dos outros é porque a cobiça fazia estava por toda a parte. As demais leis também são forjadas sobre fatos corriqueiros nas relações do povo. Quando a lei diz para não espalhar notícias falsas e não mentir em tribunais é porque isto era comum de acontecer. A fofoca era, como hoje também é, muito usada pelas pessoas de índole má e que queriam prejudicar esta ou aquela pessoa. Deus orienta a que se use a verdade como palavra final. E não se deve espalhar impressões pessoais que são apenas fruto de compreensões subjetivas e que, normalmente, não correspondem a toda a verdade. Quando se está num grupo, não se deve emitir juízos sobre pessoas ausentes, especialmente para denegri-las diante dos presentes. NÃO SEJA FOFOQUEIRO! Na verdade, porém, há pessoas com este hábito e espalham boatos e também verdades, mas que deveriam ficar num grupo restrito. Elas têm prazer em apontar as limitações e dificuldades de pessoas para humilhá-las.
Jesus nos diz que seremos avaliados através das palavras e avaliações que emitimos sobre pessoas. Os fofoqueiros serão avaliados por suas próprias palavras e os que sabem verdades e as espalham onde não deveriam espalhar, especialmente os que têm cargos de liderança e tem acesso a informações sigilosas e as declaram abertamente, haverão de ser julgados por estes maus procedimentos. Por isso, cuidado com a língua!!! Evite espalhar notícias onde não devem ser espalhadas, mesmo que sejam verdadeiras. Cada afirmação tem seu espaço para circular. Fuja deste prazer diabólico de fofocar sobre a vida dos outros. Guarde sua língua para louvar a Deus e bendizer ao próximo. Não fale mal das pessoas e nem tente cooptar outros para ajudá-lo neste mau procedimento. Pelo contrário, ajude as pessoas e superar suas limitações usando palavras de encorajamento e guardando para si aquilo que não constrói para a vida do próximo. Você fará algo muito útil e Deus se alegrará e pode ser que você até receba bênçãos inusitadas por isso. Façamos assim. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52801
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br