Natal de verdade é para quem tem fome...

João 6.41-59

06/12/2019


1 – Você já aprendeu a repartir?

É costume entre os cristãos comemorar o Natal com uma ceia. A maioria das famílias se empenham em celebrar o Natal com um banquete: carne, saladas, cucas, bolachas, frutas, chocolates e as vezes é tanta comida misturada que depois nem se consegue dormir direito. Alguns exageram na comida, outras exageram nas bebidas.

De onde vem esta tradição da ceia de natal? Na Europa antigamente havia o costume de deixar uma ceia posta em cima da mesa e a porta aberta no dia de natal, qualquer peregrino ou viajante podia entrar e comer à vontade. Na realidade a tradição da ceia é mais antiga ainda. Os primeiros cristãos celebravam a Santa Ceia, como uma janta onde não só o pão e o vinho eram repartidos, mas demais alimentos. O objetivo era a comensalidade, ou seja, comunhão, relacionamento fraterno entre os seguidores de Jesus. Aliás, foi o próprio Jesus que incentivou esta prática, ele mesmo gostava de jantar com seus discípulos, seus amigos e até mesmo com pecadores. Por quê? Porque diante de uma mesa nós nos colocamos em posição de igualdade, ou seja, todos estamos com fome, todos precisamos comer, rico, pobre, escravo, livre, são ou doente. Podemos ser muito diferentes uns dos outros, mas todos temos fome e sede.

Conta-se que numa família numerosa o pai e a mãe só conseguiram manter a união entre seus filhos por causa das refeições que faziam juntos. Ninguém ousava tomar a sopa sem a oração de agradecimento e sem que todos estivessem a mesa. E era ali entre uma colherada e outra, que o pai percebia quem estava emburrado e quem estava com um comportamento diferente. Iniciava-se uma conversa e as desavenças eram resolvidas na mesa. O ofensor se arrependia e o ofendido perdoava.

Que tal, fazer de cada refeição uma ceia? Aproveitar para desligar o celular e conversar? Compartilhar alegrias e tristezas? Quem sabe voltar a ser família? Ou quem sabe, voltar a comunhão na Igreja, abraçar e estar ao lado dos que compartilham da mesma fé? Jesus gostava de sentar a mesa com seus discípulos. Não devemos esquecer de praticar o que Ele ensinou.

Senhor Jesus! Obrigado pelo banquete da tua Palavra. Por se interessares pela minha vida, ao ponto de me convidar para cear contigo. Ajuda-me a ser hospitaleiro e a partilhar das bênçãos que me deste. Amém
 

REDE DE RECURSOS
+
Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br