Natal - Tito 3.4-7

Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia

20/12/2021

25/12/2020- Natal (Nome de Jesus)
Pregação: Tito 3.4-7;
Leituras: Salmo 98; João 1.1-14;
Pa. Anelise Knüppe – Paróquia Princípio da Esperança – RO


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
O profeta Isaías nos diz: um menino nos nasceu, um filho se os deu; o governo está sobre os seus ombros e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9.6
Dessa forma, com esta palavra bíblica, sejam todos e todas bem vindos e bem vindas a este culto de Natal onde celebramos o nascimento do nosso Salvador, do filho de Deus que se fez gente e veio morar entre nós.
Nestes últimos dias nós nos preparamos para celebrar o Natal. Enfeitamos nossas casas, montamos nossa árvore de Natal, nossa coroa de Advento, cantamos hinos natalinos, refletimos sobre textos bíblicos. Tudo isso nos ajuda a manter viva a chama da esperança naquele que veio ser o nosso Senhor e Salvador.
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 164 - LCI – Seu nome é maravilhoso

SAUDAÇÃO
Nos reunimos em nome e na presença de Deus Pai, Filho e Espirito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 04 - LCI – Onde reina o amor

CONFISSÃO DE PECADOS
Nós somos pecadores/as, carentes da graça e do perdão de Deus. Neste dia de Natal queremos confessar a Deus aquilo que nos tira a paz e a tranquilidade de viver.
Oremos: Amado Deus, como teus filhos e filhas chegamos diante de Ti para confessar os nossos pecados. Confessamos-te que o nosso modo de agir, muitas vezes, nos têm afastado do caminho da salvação. Temos esquecido do verdadeiro sentido do Natal e nos deixado levar pelas mensagens e propagandas consumistas. Confessamos, ó Deus, que temos sido desonestos, buscando a vantagem sobre outras pessoas. Mas sabemos que não é este o ensinamento que teu filho nos deixou. Mas como diz Paulo, muitas vezes, não fazemos o bem que queremos, mas sim, o mal que não queremos fazer. Perdoa-nos Senhor, quando o amor, a comunhão e o perdão estão tão distantes de nossas vidas. Perdão, por fingirmos que vivemos o Evangelho, mas quando na verdade, vivemos a raiva, a intriga, a discórdia. Perdoa-nos, ó Deus, por vivermos na escuridão e não nos damos conta desta realidade. Perdoa-nos, bondoso Deus, e permite que a luz de Cristo brilhe sobre as nossas vidas para que possamos viver livres do pecado. Por Cristo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus, em sua infinita graça e bondade nos abraça e nos perdoa. Palavra de perdão nos vem do Evangelho de Lucas 2.9-11 que diz: “Os pastores ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lês disse: Não temais; Eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para o todo povo: É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador”.
A quem verdadeiramente confessa seus pecados, não precisa temer, mas pode se alegrar, pois nasceu o Salvador que veio tirar o pecado do mundo. Por isso, vos anuncio, os vossos pecados estão perdoados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
O Principe da Paz se fez gente e veio habitar entre nós. No mundo em que vivemos, presenciamos inúmeras situações de tristeza e dor. Queremos clamar a Deus por todas essas situações e por todas as pessoas que sofrem, cantando: Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
Como cantaram os anjos na noite de Natal, também nós rendemos glorias e louvores ao nosso Deus, que tanto fez, faz e ainda fará por nós:
Nº 367 - LCI – Cristo, nome glorioso


ORAÇÃO DO DIA
Deus da benignidade e do amor, tu vieste até nós e te tornaste igual a nós. Graças te damos por teres nos enviado Jesus Cristo. Rogamos-te pela força do teu santo e bom Espírito. Que Tu possas nos ajudar a viver do jeito como Tu desejas. Sejamos criaturas amorosas, pessoas inteiras e curadas.
Permite, ó Deus, que possamos ter bons pensamentos, agir e sentir-nos confiantes em Jesus Cristo. Por Jesus Cristo oramos. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 98

2ª Leitura Bíblica: João 1.1-14


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 364 - LCI– Como hei de receber-te

PREGAÇÃO

Texto da pregação: Tito 3. 4-7

“Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai e a comunhão do Espírito Santo esteja com todos e todas nós. Amém,”

A “descida” de Deus das regiões celestiais espelha um fato extraordinário e revolucionário. Não foi qualquer pessoa que nasceu em qualquer tempo e em qualquer lugar! É notícia, cujas implicações se estendem a toda a humanidade. A mensagem do nascimento do Salvador não afasta ninguém deste mundo. A realidade de mundo continua cultivando as suas contradições. Permanece a tendência humana de sublimar as pessoas, levando-as ao mundo fantástico das aparências; na realidade, um mundo fantástico, sem raízes e sem profundidade, seu futuro é uma incógnita.

A mensagem do Natal está centrada na realidade do mundo. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho” (Jo 3.16). É boa-nova que fortalece a humanidade para que faça frente às contradições entre as gerações e etnias, entre a escravidão e a liberdade, entre raças e povos inteiros, anima a resistir ao egoísmo e a seus frutos: à violência, à falta de paz e de dignidade, à ausência de justiça. Permanece o convite à atitude altaneira de prosseguir de cabeça erguida na estrada da vida. O fato de Deus “descer do céu” tem então como contraposição o olhar firme e a postura esperançosa do ser humano.

Podemos anunciar a mensagem do Natal, e isso de forma corajosa no 1º Dia de Natal, observando os seguintes passos:
1) Algo especial aconteceu e acontece em meio às histórias do cotidiano. A benignidade de Deus motiva à transformação de mente e de coração. Damos glória a Deus nas alturas, de aparência distante, na esperança de que se identifica sendo o nosso próximo.
2) O “lavar regenerador no Espírito Santo” (v. 5) traz à memória e atualiza, diariamente, o nosso Batismo. A história do nascimento de Cristo dirige-se a mim e a nós com toda a força e nos integra no corpo de Cristo. O presente de Deus é oferta bonita e importante. É dádiva que motiva a sermos igualmente generosos. Os presentes do Natal não se inspiram na avalanche da propaganda maquinada pelo mercado. Presenteamos porque a iniciativa da bondade humana vem de Deus.
3) A boa notícia transforma o futuro, muda as criaturas, muda a criação, renovada é a conjuntura da história e tudo o que nela cabe. O Natal do Cristo de Deus, revelado numa criança frágil, é como “boca no trombone”; serve de instrumento para ecoar em todas as partes do mundo. É boa notícia que causa alegria em toda a humanidade.
(texto P. Manfredo Siegle)

HINO
Nº370 - LCI – Cantai, cristãos

CONFISSÃO DE FÉ
Crentes e confiantes na vinda de nosso Salvador, queremos confessar a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 385 - LCI – Ó tempo santo de Natal

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Deus conosco, graças te damos por podermos vivenciar a cada ano e a cada dia o nascimento do menino Jesus. Graças por esta comunidade aqui reunida, por teus filhos e filhas fiéis que confiam e entregam suas vidas nas tuas mãos. Graças por teres escolhido Maria e José para darem a Cristo o colo de um pai e uma mãe. Gratidão a Ti, óh Deus, por todas as bênçãos a nós concedidas, mesmo que nem sempre as reconheçamos.
Neste dia, nascimento de Jesus, como cristãos e cristãs queremos nos lembrar de inúmeras situações que necessitam de nosso olhar atento e de nossa oração. Nos lembramos e oramos pelos cristãos no mundo inteiro que são perseguidos por causa da sua fé. Oramos pelas famílias que neste ano celebram o Natal com o coração entristecido, pois ainda vivem a dor da perda e do luto. Oramos pelas pessoas hospitalizadas e enfermas, dá Senhor que possam encontrar forças e serem amparadas em suas necessidades. Pedimos por nossa comunidade, para que permaneçamos unidos em fé, esperança e amor. E se for da tua vontade Senhor, olha e cuida de nós e nossas famílias para que a paz e harmonia reinem entre nós. Tudo mais que queremos agradecer e pedir, fazemos orando a oração que o Deus menino nos ensinou. Pai nosso....
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o amor de Deus, Salvador de todos os povos, Se faça de novo presente como uma criança
Em cada homem e em cada mulher.
Que o nosso mundo seja transformado em seu reino
Pela ação do seu Espírito de amor.
E que a nossa vida seja plena de alegria. Porque, hoje, um menino nos foi dado! “O mundo tornou a começar”.
Amém. (Ruben Alves)

ENVIO
Vamos na paz do nosso Salvador e sirvamos a Deus com gratidão e alegria. Amém

CANTO FINAL
Nº 389 - LCI – Proclamaram anjos mil

 


Autor(a): Pa. Anelise Knüppe
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Testamento: Novo / Livro: Tito / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 4 / Versículo Final: 7
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 62296
REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br