Nossa Fé - Nossa Vida - O que é a IECLB

28/12/2010


O que é a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)?
É o convívio de pessoas por ela batizadas ou admitidas, diferentes umas das outras, todas elas, no entanto, chamadas para viverem seu Batismo.
Nesse Batismo Deus dignifica-nos para ser membros de seu povo, pela obra salvadora de seu Filho.
Como igreja cristã, o Espírito Santo nos chama a participar do serviço de Cristo no mundo, no ambiente em que vivemos. Somos, desta forma, Igreja de Jesus Cristo no Brasil.
Segundo a lei de nosso país, somos, como entidade civil, uma associação religiosa constituída por comunidades evangélicas e organizada legalmente em paróquias e sínodos.

O que cremos?
Cremos que Deus cria a nós, o universo e tudo que nele existe; cremos que somos sua propriedade.
Cremos que Deus nos salva por Jesus Cristo. Pelo seu poder ele nos liberta do campo de força do pecado.
Cremos que Deus nos santifica pelo Espírito Santo. Ele nos faz renascer para uma nova vida e nos torna seus discípulos e suas discípulas.

O que significa confissão luterana?
Integramos a comunhão das igrejas luteranas que confessa e manifesta sua fé, baseada nas Sagradas Escrituras, pelos credos da igreja antiga, pela Confissão de Augsburgo e pelo Catecismo Menor de Lutero.
Cremos em uma só Igreja de Cristo, a comunhão dos santos; cremos na boa nova da justificação pela graça, abraçada na fé. Cremos que este evangelho cria vida nova, reformando constantemente a igreja.
Nossa tradição confessional não nos isola de outros cristãos. Com ela participamos da ecumene. Vinculados em fé e ação com todas as igrejas no mundo que confessam Jesus Cristo como Senhor e Salvador, procuramos viver a unidade da Igreja de Jesus Cristo: universal, una, santa e apostólica.
Por que igreja organizada?
A igreja não pode ser feita por nós. Através do Espírito Santo Deus nos chama, por sua palavra e por seus sacramentos, e nos faz membros de seu povo.
Como membros deste povo, nos reunimos em comunidade e organizamos o nosso convívio: Estabelecemos normas e ordens e criamos as condições indispensáveis para uma atuação missionária conjunta. As formas de organização podem mudar e também diferir, mas sempre devem estar a serviço de Cristo e de sua missão.

O que faz a IECLB?
A IECLB é instrumento através do qual Deus nos faz proclamar e viver a boa-nova da salvação, testemunhada nas Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos.
Através dela, Deus nos faz viver o amor, empenhando-nos pelo bem-estar e pela salvação do próximo.
Através dela, Deus nos faz viver em comunhão, como membros de seu povo no mundo.

Como a IECLB realiza sua tarefa?
A IECLB realiza sua tarefa pelas comunidades e paróquias, que são a base de seu trabalho, e pelas direções em nível sinodal e geral.
A direção da Igreja empenha-se em fortalecer e aprofundar a comunhão entre as comunidades; em auxiliar na concretização de seus objetivos; em promover o intercâmbio de suas forças e meios em prol da vida e ação missionária em comum.
Para tanto, cuida da ordem na Igreja e da formação de obreiras e obreiros, acompanhando e regulamentando sua vida funcional e disciplinar.
A comunidade realiza sua tarefa de participar do serviço de Cristo sob responsabilidade própria, orientada pela direção da Igreja.
A comunidade congrega seus membros em torno de um centro comum de culto, pregação e celebração dos sacramentos. Anima e promove a participação dos membros na concretização de seus objetivos: testemunhar o evangelho dentro e fora das fronteiras da comunidade; zelar para que o testemunho seja dado segundo a confissão luterana; dedicar-se à assistência espiritual e à ação diaconal; promover o ensino e a formação evangélica luterana das pessoas batizadas; engajá-las, conforme seus dons, nos desafios da vida comunitária e social, com vistas à promoção do bem comum.
Comunidade, sínodo e Igreja geral podem criar e manter serviços, órgãos e instituições educacionais e diaconais para cumprir sua tarefa.

Quem é membro da IECLB?
Somos membros da IECLB pelo Batismo que ela administra ou reconhece.
O membro de outra igreja cristã é admitido mediante profissão de fé, após ter recebido a necessária instrução sobre a doutrina e vida comunitária da IECLB. A admissão de menores de catorze anos deve ser requerida pelo responsável por sua educação.
Todas as pessoas batizadas são inscritas no quadro de membros da comunidade.
Temos direito a voz e voto na assembleia da comunidade, a partir da confirmação ou profissão de fé. Podemos ser eleitos para cargos deliberativos a partir dos dezoito anos, e para cargos executivos, a partir dos 21 anos.

O que faz o membro da IECLB?
O membro integrado na comunidade participa na vida de culto da comunidade.
É ali que Deus nos serve, por meio da palavra, dos sacramentos e da comunhão fraternal, em solidariedade e partilha. O serviço de Deus nos conforta, liberta e nos desafia para lhe servirmos na comunidade e no mundo em que vivemos.
Por gratidão, o membro contribui financeiramente com a comunidade, para que esta possa realizar a missão de Deus no mundo, manter a sua administração, bem como da paróquia, do sínodo e da IECLB.
A comunidade é, pois, alvo e instrumento da missão de Deus. A fim de conscientizar e capacitá-la para essa tarefa, Deus lhe concede ministérios, cargos e funções. Os ministérios – Cargos e funções na Igreja


Volte para índice de Nossa Fé - Nossa Vida
 


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Concílio
Título da publicação: Nossa Fé - Nossa Vida Guia da vida comunitária na IECLB (8ª edição) / Editora: Editora Sinodal / Ano: 2011
Natureza do Texto: Documento consensuado
Perfil do Texto: Guia
ID: 1618
REDE DE RECURSOS
+
Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br