O Batismo – ordem de Jesus Cristo (Mateus 28.19s)

01/12/2013

O Batismo – ordem de Jesus Cristo (Mateus 28.19s)

Quando falamos de batismo podemos lembrar “batismos” que passamos na vida! Lembramos “batismos” de escola (banhos de lama ou ovos com farinha, famosos e mal sucedidos trotes de Universidades) que eram realizados para entrarmos no grupo e afirmarmos nossa po- sição! Daquele “batismo” em diante olhávamos os outros e, especialmente os ainda não “batizados”, de maneira diferente: “Você ainda precisa passar pelo que eu passei para chegar lá... Agora sou mais eu neste grupo.” Talvez você ainda se recorde de algum momento assim em sua vida! Batismo era autoafirmação, rito de passagem, brincadeira muitas vezes degradante, um folclore! Tais “batismos” têm, talvez, algum valor e significado antropológico.

O batismo cristão, contudo, não se caracteriza assim. Não é folclore, nem autoafirmação, nem brincadeira. Mesmo que muitas vezes, em nível de crença popular, seja banalizado por compreensões e ações não apropriadas (“faz a criança dormir melhor”). O batismo que realizamos por ordem de Jesus Cristo tem dimensão mais profunda: É sacramento! É um meio da graça de Deus que realiza em nós - não pela razão e audição apenas - perdão dos pecados, livra da morte e do diabo, e dá a salvação eterna a todas as pessoas que creem no que dizem aspalavras e promessas de Deus, conforme explica Martim Lutero no Catecismo Menor!

Batismo é o sacramento individual. Nele somos chamados pelo nome, reconhecidos e dignificados pela ação do próprio Deus. Deus age no batismo. Nós o recebemos, pela fé! O batismo não é só o ato de lavar com água - no sentido de limpar, purificar. Ele é um complexo maior de incorporação ao corpo de Cristo, iniciação da vivência cristã, condução na comunidade cristã, recepção do Espírito Santo, renovação de vida! O batismo tem grande valor e faz grandes coisas em nós! E é ordem do próprio Senhor Jesus Cristo. Esta ordem está testemunhada no contexto da grande comissão, do chamado ao “Ide” em Mateus 28.19s! O Cristo que aqui incumbe é o Cristo Ressurreto. E isto não é mero acaso. A ressur- reição venceu o último obstáculo e Jesus fala com a autoridade do Cristo de Deus, ordenando a fazer discípulos e ensinando-os a observar o que Ele havia dito. Na ordem do batismo de Cristo inclui-se o testemunho e o ensino! Batismo cristão não é estagnação e nem rito suficiente em si mesmo, mas chamado ao testemunho e ensino.

P. Afonso Adolfo Weimer - Corbélia/PR


Oração

Querido Deus, somos batizados e batizadas em teu nome, somos teus e tuas, não estamos sozinhos! Permite que esta certeza reine em nossa vida. Ser batizado é testemunho de fé! Ser batizado é presença do teu Espírito Santo! Afasta de nós o batismo de enfeite! Cria em nós esperança e fé! Amém.


Voltar para índice Anuário Evangélico 2014

 


Autor(a): Afonso Adolfo Weimer
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2014 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32089
REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br