O bom propósito da insônia! - Mateus 6.5-14 - Pa. Aneli Schwarz - 17 de agosto de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

17/08/2020

Que a paz de Deus, a confiança no amor de Jesus Cristo e o discernimento do Espírito Santo estejam com você! Amém.

O que você faz quando tem insônia?

Eu sei o quão chato, desconfortável e até irritante é querer dormir, sentir que se precisa dormir e não conseguir aquela recarga de energias que só uma boa noite de sono pode nos oferecer.

Por isso eu tomo a liberdade de compartilhar com vocês o que, pra mim, melhor tem funcionado pra lidar com essas situações.

Sabem, desde que me conheço por gente, aprendi a crer e confiar que vivemos sob o constante olhar e cuidado de Deus e que podemos conversar com ele sempre que quisermos, onde quer que estejamos. 

E eu sempre orei mais deitada na cama, mas tinha um certo complexo perto de pessoas que se ajoelhavam para orar. Até que me deparei com uma parte do Sermão da Montanha em que Jesus fala sobre como se deve orar e diz que a oração deve ser simples, que a gente não precisa falar muito, nem repetir os pedidos porque antes da gente pedir, Deus já sabe o que precisamos (leia Mateus 6.5-14).

Então, quando eu estou na cama e não consigo dormir ou quando acordo no meio da noite, seja por qual motivo for, evito pensar que preciso voltar a dormir. Para mim, passou a fazer sentido crer que é Deus quem está me acordando e me dando a oportunidade de aproveitar todo o silêncio da madrugada para lhe apresentar questões que me tenham sido compartilhadas por pessoas próximas ou pelos noticiários. Geralmente, eu começo orando por todas as pessoas que me pedem orações, para que Deus, que conhece suas necessidades e sabe o que cada pessoa precisa, mostre sua presença e ajude na superação dessas situações. Eu não falo muito, apenas vou lembrando das pessoas e apresentando-as a Deus. Assim, intercedo pela vida dos meus afilhados e afilhadas de batismo, lembro de cada membro da minha família, peço que Deus volte seu olhar e cuidados a amigas e amigos que moram longe, em relação aos quais a oração passou a ser o meio mais potente e gratuito de alimentar os vínculos. 

Geralmente, sobram motivos para estender essa conversa com Deus e, sem me dar conta, Ele mesmo se encarrega não só de tomar de mim todas as minhas preces como também de convencer o sono a voltar pra mim. E quando volto a acordar é porque o dia já rompeu ou porque o despertador, obediente, me avisa que um novo tempo me está sendo dado, com novas oportunidades para viver sob a graça de Deus e a seu serviço.

Querido Deus, eu agradeço por tua presença constante, por poder te apresentar todas as aflições e preocupações que me tiram o sono, na confiança de que me ajudas a resolver o que está ao meu alcance e te encarregas daquilo que não está. É bom saber que não nos abandonas e que, assim como o dia e a noite, tudo passa, menos o teu cuidado amoroso por cada uma de tuas criaturas. Amém.

Que Deus te abençoe, oriente suas decisões e te acompanhe na caminhada, hoje e sempre. Amém.

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br