O Canto da Alegria

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: João 16.5-15

“Quando, porém, vier o Espírito Consolador, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo; do pecado, porque não crêem em mim”. (vv. 8s.)
 


Cada qual está no perigo de ser condenado ao inferno, por culpa exclusiva da própria pessoa. não porque fosse pecador culpada da condenação por causa de Adão e de sua descrença anterior, mas porque não quer aceitar o Salvador, Cristo, que assume nosso pecado e nossa condenação. Se não tenho fé nisso, aquele pecado que leva à condenação tem que permanecer, porque não aceito aquele que me pode livrar da culpa. Sim, o pecado e a condenação s tornam duplamente maiores e mais graves, justamente porque não quero ter fé neste amado Salvador que pode ajudar-me, nem aceitando sua oferta de salvação.
Agora, pois, bem-aventurança e condenação dependem de crermos em Cristo ou não. A descrença faz com que fiquemos com todos os pecados, de sorte que não podem ser perdoados. A fé, porém, anula todos os pecados, de sorte que, fora dessa fé, tudo é pecado e condenável, e assim continua sendo, por melhor que sejam a vida e as obras que a gente possa fazer. Ainda que tais obras sejam louváveis em sim, e ordenadas por Deus, elas são pervertidas pela descrença, já não podendo, por isso, agradar a Deus, quando, por outro lado, na fé, toda obra e vida do cristão agradam a Deus. em resumo: Fora de Cristo tudo está condenado e perdido; em Cristo, porém, tudo é bom e bem-aventurado, de maneira que nem o pecado (que continua em carne e sangue, herdado de Adão) pode prejudicar nem condenar.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Canto da Igreja
Quem me conduzirá à cidade fortificada? Salmo 108
O Canto da Alegria João 16.5-15
Convencer o mundo da justiça João 16.5-11
Convencer o mundo do juízo João 16.8-15
O Cântico novo Salmo 98
O Salmo da congregação 2 Samuel 23.1-7
Os Salmos Colossenses 3.12-17
A música Salmo 33.1-12

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 15
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20439
REDE DE RECURSOS
+
A graça só tem um recipiente - o nosso coração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br