O Cordeiro de Deus

Senhas diárias

17/10/2021

SENHAS DIÁRIAS - 17.10.2021
Isaías 53.7 – Ele foi maltratado, mas aguentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã.
1.ª Pedro 2.23 – Quando foi insultado, Cristo não respondeu com insultos. Quando sofreu, não ameaçou, mas pôs a sua esperança em Deus, o justo Juiz.
Isaías 53 fala do servo sofredor que assume as dores do povo e toma o lugar deste povo no sofrimento. Ele simboliza o Messias que viria para libertar seu povo. Os pecados e as dores de todo o povo são colocados sobre este Servo. Uma das características deste Servo é o sofrimento no silêncio, sem reclamar e sem se revoltar ou querer vingança. Ele é o cordeiro cordial e cordato. Assume e aceita o sofrimento em favor da nação. Não responde com maldades e nem retribui os danos recebidos. Mesmo não sendo suas as dores, ele se mantém calado e se deixa machucar no lugar de todo o povo. Ele é o cordeiro de Deus que recebe sobre si a redenção da nação. Esta simbologia fazia parte da compreensão israelita e é usada por Isaías para descrever o Salvador e Redentor de Israel. Não é homem de guerras e violência. Pelo contrário, sofre no lugar dos que mereciam as dores. A ovelha é um animal que não tem muito o que fazer quando é agredida ou atacada. Assim é o Servo Sofredor que é atacado, mas não reage de forma violenta ou de formas a machucar quem o ataca. Ele é ovelha que vai para o matadouro. Assume o que lhe cabe. Seu jeito de ser nos ensina a agirmos da mesma forma. Não responder mal com mal, nem dor com dor.
É o que Pedro diz sobre Jesus, o Cristo. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele assumiu as dores do mundo, não só as de Israel. Ele é o Servo Sofredor. Poderia responder aos insultos e machucados com violência e também causar dores. Mas sua atitude é de paz e fraternidade. Sua esperança sempre esteve firmada em Deus, o Pai, e nele se firmou na hora difícil da cruz, a hora de extrema dor. Deixou a retribuição do mal para que Deus decidisse o que fazer e como fazer. A Deus pertence a vingança. E a vingança de Deus é o amor posto e mostrado em Jesus. Ele nos chama para assumirmos a mesma postura e não buscarmos vingança diante de quem nos machuca e causa danos. Vivamos desta forma e sejamos como o Cordeiro de Deus que assume sofrimentos, colocando-se ao lado de quem está em dores. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 64809
REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br