O Espírito Santo nos une - 1 Coríntios 12.3-4 - P. Marcos Jair Ebeling - 21 de julho de 2021

Oração em tempo de coronavírus

20/07/2021

Irmão e irmã, a paz.

Em 1 coríntios 12 (3b-4) nós lemos: “ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.”

Como pessoa de fé e também como Igreja Luterana cremos que o Espírito Santo está em e entre nós. Sem a ajuda do Espírito Santo sequer poderíamos confessar nossa fé em Jesus Cristo. Aliás, Paulo testemunha que até o nome de Cristo teríamos dificuldade de falar sem o auxílio do Espírito Santo. Veja como ele é importante em nossa vida de fé.

Os povos de todos os tempos se perguntam: como podemos perceber o Espírito Santo entre nós? Seria muito bom se pudéssemos definir um padrão para a ação do Espírito Santo. Aí nós o reconheceríamos com facilidade, assim como reconhecemos uma flor, uma planta ou mesmo uma pessoa.

Como isso não é possível desta forma, Deus nos dá outras referências. Faço uso de um exemplo: num jogo de futebol cada jogador tem uma função diferente no campo. Um é goleiro, outro zagueiro e há os atacantes. O conjunto forma o time. Ao final do jogo todos ganham ou todos perdem. Como fica se alguém decide jogar contra o seu time?

Assim as pessoas receberam diferentes dons de Deus. Você já imaginou a confusão que isso seria se cada um fizesse simplesmente o que imagina com seu dom? É aqui que entra o Espírito Santo como um guia: ele coordena os muitos dons para que, ao final, sejamos um corpo só, o corpo de Cristo, e apontemos para Ele na vida das pessoas. O segredo não está no teu dom em si, mas no que fazemos com ele.

Na igreja reúnem-se as pessoas com estes muitos e diferentes dons, guiadas pelo Espírito Santo. A Igreja é como um time guiada pelo Espírito Santo. Ali o podes reconhecer.

Oremos: Senhor, amado pai. Deste a todos e todas nós um dom e por ele agradecemos. Pedimos, Senhor, que este dom gracioso seja para a união e unidade da tua igreja, corpo de Cristo. Teu Santo Espírito seja o guia que nos une num mesmo propósito. Por Jesus Cristo, guarda-nos, hoje e sempre em teu amor e cuidado. Por Jesus Cristo, amém.

A bênção do trino Deus guarde o teu dia e mantenha tua família unida. Amém.

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br