O Evangelho é loucura

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Atos 2.5-13

Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados”. (v. 13)




Certa vez, no dia de pentecoste, Cristo deu o Espírito Santo a seus discípulos de forma visível, quando apareceram distribuídas entre eles línguas como de fogo, eles passaram a falar em muitas línguas, expulsaram demônios, curaram doentes, etc.
Hoje, porém – e vai ser assim até o fim do mundo – ele não mais dá o Espírito Santo e seus dons da mesma maneira. Hoje, ele dá o Espírito Santo e seus dons a seu povo de forma invisível e sem grandes manifestações externas.
Agora, porém, da mesma forma como a razão humana não acredita que Cristo venceu e aprisionou todos os nossos inimigos, o pecado, a morte, etc., assim ela também não acredita que Cristo distribui dons entre os homens. Porque quando os apóstolos receberam o Espírito Santo no dia de pentecostes, falaram em outras línguas, foram e pregaram em Jerusalém, na Judéia, em Samaria, e depois, por ordem de Cristo, foram para o mundo inteiro, quem acreditou que eles estavam certos da cabeça? Na verdade, seus próprios compatriotas, os judeus, disseram que eles estavam loucos e cheios de vinho doce, que estavam possessos e cheios de demônios. E,assim, tanto judeus quanto gentios os mataram como blasfemos, charlatães e agitadores malvados.
Eis porque o mundo não vê nem reconhece os dons do Espírito Santo, mas os despreza e zomba deles. E tudo o que nosso Deus diz e faz não serve e nem pode servir para o mundo. A palavra de Deus ele a considera heresia e doutrina de demônios; agora, a doutrino do diabo ele a aceita como se fosse palavra de Deus. A palavra de Deus não tem valor para o mundo, é considerada demoníaca. Mas a obra do diabo, esta o mundo tem em alta conta e a chama obra de Deus. Somente os cristãos reconhecem e estimam a palavra de Deus como o maior tesouro na terra e reconhecem a dignidade e o poder de suas maravilhosas obras, embora seria de se esperar que se maravilhassem diante delas e as estimassem mais ainda. A experiência dos apóstolos confirma-se em nossos dias também.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: A Igreja do Espírito Santo
Nós vos abençoamos Salmo 118.1-29
A Igreja do Espírito Santo Atos 2.1-13
O Inusitado início do Cristianismo 1 Coríntios 1.26-29
O espírito da graça João 14.16-19
Justiça, paz, e alegria no Espírito Santo Romanos 14.13-19
A Igreja é seu enfeite Salmo 8
O Evangelho é loucura Atos 2.5-13
A Igreja dos pecadores 1 Coríntios 1.26-29

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 13
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22189
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br