O Grande Mandamento, Uma Pequena Reflexão!

18/10/2020

 

Obviamente, é possível relacionar amor à paixão. Muitos relacionamentos nascem de uma paixão. Alguns chegam a sugerir que é “amor à primeira vista”. É um tempo bonito. É uma experiência gratificante. Todavia, por si só não mantém um relacionamento. É preciso algo mais. Acho que também por isso, as autoridades civis e religiosas insistem que os candidatos ao matrimônio afirmem diante de testemunhas e publicamente seu desejo. Nenhum relacionamento deve ser levado na brincadeira. O compromisso é necessário. Evidentemente, isso também já descobrimos, a língua nem sempre expressa aquilo que de fato está no coração. O ideal é levar em conta os sentimentos, mas não se deixar levar somente pelo coração. Faz-se necessário muita reflexão, misturando um toque de razão às emoções. Assim, o amor amadurece e permanece. Por isso, pense bem, pense bastante antes de dizer seu “sim” ou “não” a alguém, lembrando que as palavras e promessas, na realidade, expressam e fortalecem o nosso caráter. Neste domingo, a igreja sugere como pregação o clássico texto onde Jesus é questionado sobre qual seria a ordenança mais importante dada ao ser humano (Mateus 22.37-39). O Mestre não titubeia ao declarar: “Ame a Deus de todo o teu coração e entendimento”. Emoção e razão. “Ame ao outro como a ti mesmo”. Decisão e esforço. O grande mandamento vai ao cerne da questão. O que dá suporte à qualquer decisão humana é a relação com Deus. Por isso, a afirmação “em primeiro lugar”. Se o Senhor não estiver na base, toda construção é torta ou frágil (Salmo 127.1). Por isso, volta e meia na vida eclesiástica, aparece a pergunta: É teu desejo? Então, diga: Sim! Com a ajuda de Deus. No Batismo, na Ceia, na Confirmação, na Bênção Matrimonial. Deus sempre está de olho no nosso coração. Ele procura por pessoas com decisões profundas que mostram o desejo de andar com Ele. A fim de evitar a falsidade, cabe-nos usar a mente, refletindo nas consequências de nossas decisões. Entendo que para caminhar com Jesus é preciso dizer “sim” de maneira consciente e constante. Sempre de novo afirmar e reafirmar a fé. Tal decisão se refletirá no relacionamento interpessoal, seja no matrimônio, na amizade, na vida profissional. Deus nos ajuda a amar e construir o amor, até mesmo com o inimigo ou aquelas pessoas que detestamos. Você topa tal desafio? Basta dizer “sim” a Jesus. As demais situações são conquistadas no dia a dia. Assim, vamos em conjunto construindo com a bênção de Deus!


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 22 / Versículo Inicial: 37 / Versículo Final: 39
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 59477
REDE DE RECURSOS
+
Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
2Pedro 1.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br