O Jardim de Lutero no Sínodo Norte Catarinense

10/06/2011

“Und wenn morgen die Welt unterginge, so wollen wir doch heute noch unser Apfelbäumchen pflanzen.”
Se amanhã o mundo acabasse, mesmo assim ainda hoje plantaremos nossa macieira.

Martin Luther

Considerações Iniciais:

Em consonância com a criação do Lutherangarten, instituído pela Federação Mundial Luterana e implementado na cidade de Wittenberg, Alemanha, em 2008, para marcar a comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante em 31 de outubro de 2017, que objetiva plantar 500 mudas de árvores frutíferas de todas as partes do mundo.

Observando que a IECLB já plantou sua árvore junto ao Luterangarten - árvore #156, uma “traubenkirsche” (cereja preta comum), da espécie “prunus padus”, em 18 de julho de 2010.

Países de diversos continente já plantaram seu “Jardim de Lutero, a exemplo de: Mbaga (Tansania) e Roma (Itália).

A mensagem da Reforma, expedida pelo Pastor Presidente Dr. Walter Altmann no dia 31 de outubro de 2010, traz um forte apelo, quando diz: “Também comunidades, sínodos e entidades que assim desejarem poderão, em algum lugar significativo para sua vida, plantar uma árvore que as vincule ao Jardim Lutero. É uma possibilidade aberta, colocando-se uma placa alusiva a esse evento, a essa ocasião.“

Observando que a IECLB, através de seu Conselho da Igreja também plantou uma árvore no pátio da Casa Matriz de Diaconisas em São Leopoldo (RS), onde o Conselho da Igreja costuma se reunir.

Da mesma forma que algumas instituições também já plantaram uma árvore em consonância à data do Dia da Reforma: OGA, Casa Mateus, Espírito Santo, Jaraguá do Sul

Dentro do espírito do Tema do Ano da IECLB para 2011 “Paz na Criação de Deus - Esperança e Compromisso” e do Lema para 2011 “Glória a Deus a paz na terra”, baseado em Lucas 2.14

E em atendimento ao Tema da 14ª Assembleia Sinodal do Sínodo Norte Catarinense.

Desafio:

As Paróquias e Comunidades do Sínodo Norte Catarinense foram desafiadas na 14ª Assembleia Sinodal, realizada nos dias 4 e 5 de junho de 2011, em Rio Negrinho - SC:

Na própria Mensagem do Dia da Reforma de 2010, o Pastor Presidente Dr. Walter Altmann faz o desafio: “Como essa data se aproxima, os preparativos devem iniciar agora. Todas e todos estão convidadas e convidados a participar simbolicamente desse evento, recordando que em 31 de outubro de 1517, a ocasião simbólica da redescoberta do Evangelho, da Graça e da Fé pode ser comemorado com gratidão e alegria, para assim podermos louvar a Deus e servirmos ao nosso próximo.”.

Em matéria publicada no Portal Luteranos, o P. Presidente Dr. Walter Altmann também lança o desafio às comunidades que comunidades, paróquias e sínodos plantem em algum lugar significativo para sua vida uma árvore que as vincule ao Jardim Lutero, criado em Wittenberg, na Alemanha: “Quero animar para que todas e todos que assim desejarem, unam-se à celebração desta data tão significativa”, convidou o pastor presidente. “Quem sabe em algumas localidades o diálogo com autoridades civis possa resultar na implantação de um Jardim Lutero ou Bosque Lutero”, sugeriu. Como essa data se aproxima, os preparativos devem iniciar agora. “Com essa iniciativa, estaremos nos irmanando à comunhão luterana no mundo inteiro”.

Nós, do Conselho Sinodal e nesta 14ª Assembleia Sinodal, lançamos o desafio de que se plante uma árvore em cada uma de nossas Comunidades/Instituição.

Assim, estamos distribuindo a cada Delegado Representante de Comunidade/Instituição presente à 14ª Assembleia uma muda de árvore do gênero Tabebuia, da espécie Tabebuia alba, que possui o nome de “Ipê Amarelo” como nome popular, para ser plantada em sua Comunidade, em comemoração aos 500 anos do Dia da Reforma.

Desta forma, solicitamos que o plantio e o acompanhamento desta árvore sejam registrados e encaminhados para a Assessoria de Comunicação do Sínodo Norte Catarinense, que repassará as informações à página específica junto ao Sínodo no Portal Luteranos, deixando assim pública nossa contribuição, em solo latino-americano, para a formação de um grande Jardim de Lutero.

Veja mais informações, clicando aqui....

 

COMUNICAÇÃO
+
O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br