O nome de Deus é SENHOR!

Salmo 68.1-10 e João 17.1-11...

22/05/2020

Nesta semana estamos num período do ano da igreja que é ímpar. Estamos entre Ascensão e Pentecostes. Dez dias de aparente ausência de Deus. Dez dias de afirmar quem é Deus - o SENHOR, que se revela em Jesus - o CRISTO.

Os nossos dias, aqui na região sul do Brasil, nestes dois últimos meses, estão marcados por muitos questionamentos sobre a presença de Deus devido ao distanciamento que temos que manter para preservar a vida em meio a essa pandemia causada por um vírus que se alastra muito rapidamente.

Porém, hoje somos convidados a louvar a Deus. O Salmo 68, base da pregação desta semana, nos coloca diante do povo de Deus que passa grande dificuldade e convida a louvar, convida a reconhecer que o nome de Deus é SENHOR. (assim está traduzido em nossa Bíblia. Em outras traduções simplesmente translitera e chama de JAVÉ).

Javé é o Senhor. É o Deus da criação. É o Deus do povo sofrido. O salmista explica: v.5-10 – “Deus que cuida dos órfãos, protege as viúvas, dá um lar aos abandonados, liberta os prisioneiros. Para que todos vivam felizes. Ele faz cair a chuva em terra seca e com bondade cuida dos pobres.”Esse é o nosso Deus – o SENHOR, que cuida de seus filhos e filhas, que caminha junto pelos caminhos mais difíceis, como este que estamos passando agora. Os ímpios (maus), os descrentes, se afugentam. Mas, os justos o louvam e dão testemunho da sua presença. É este Deus – o SENHOR, que se revela em Jesus.

O Evangelho que hoje ouvimos, nos traz a oração de Jesus em favor dos seus. Ou seja, em favor das pessoas que a ele ouviram e buscam orientar a sua vida na sua palavra e atitudes. Nesta oração, Jesus faz como que uma retrospectiva da sua missão. Quero dar destaque a dois aspectos bem importantes nesta palavra de Jesus.

No v.3 – Jesus fala da vida eterna, da vida verdadeira. Ele diz que “a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também a Jesus Cristo, que enviaste ao mundo.” Vida eterna nós também conhecemos como Reino de Deus. Fica muito claro na fala de Jesus que a vida verdadeira, viver o Reino de Deus, é conhecer a Deus em Jesus, nas suas palavras e atitudes.

Aí nos perguntamos: Quem afinal é Jesus? Não somente o glorioso, o Cristo ressurreto. Mas, de uma forma especial, a pessoa de Jesus, o Deus humano entre nós, agindo, falando, ensinando, curando, enfrentando o mal. O salmista nos revelou que Deus, o SENHOR, é o “Deus que cuida dos órfãos, protege as viúvas, dá um lar aos abandonados, liberta os prisioneiros. Para que todos vivam felizes. Ele faz cair a chuva em terra seca e com bondade cuida dos pobres.”

Jesus vem atuar nesta verdade. Jesus vem reafirmar que Deus é pai amoroso para os órfãos, é juiz justo para as viúvas, é libertação a qualquer tipo de prisão, é quem rega a terra possibilitando a vida e é quem cuida das pessoas pobres, desprezadas e injustiçadas deste mundo. Jesus contestou o sistema político e econômico do seu tempo que excluía e marginalizava os pobres. Contestou a sociedade que não aceitava mulheres e crianças em lugares públicos. Jesus contestou o poder religioso de seu tempo que iludia as pessoas humildes.

Esta sua posição de cuidado e partilha, de vida plena para todas as pessoas é que aflorou a ira dos poderosos e estes deram um fim à sua vida (o que lembramos no dia de sexta-feira Santa). Mas Deus – o SENHOR, reafirma que este é o caminho do seu Reino ao ressuscitar Jesus dentre os mortos e reconciliar a humanidade consigo. Na oração Jesus diz: v.4 “eu revelei ao mundo a tua grandeza”. A grandeza de Deus – o SENHOR que cuida, que vai junto, que dá vida, que consola e eleva os seus a filhos e filhas.

E o segundo aspecto de destaque é o objetivo para o qual tudo isso foi feito: v.11 – “guarda-os para que todos sejam um, assim como eu e o Pai somos um.” Jesus reafirma: Deus está em nós. Não estamos sós. Vivamos como os “justos” do qual o Salmo 68 nos fala. Sejamos verdadeiros e compassivos. Vivamos em união na verdade de Deus que é vida verdadeira, vida eterna, vida no Reino de Deus já aqui e agora.

Sigamos firmes na certeza do cuidado de Deus – o SENHOR, por cada um e cada uma de nós. Andamos por caminhos muitas vezes difíceis de trilhar. Mas Deus é nosso guia e nos conduz na travessia das dificuldades para a felicidade plena pessoal e na sua grande família – povo de Deus.
Louvemos o Deus da vida e aguardemos o envio do Santo Espírito para o próximo domingo quando celebramos Pentecostes. Amém.

Pa. Clarise Ilaine Wagner Holzschuh – Paróquia de Chapecó-SC


Autor(a): Pa. Clarise Ilaine Wagner Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 17 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56794
REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br