O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

01/12/2012

O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

Martin Lutero já dizia que o “pão nosso de cada día” se refere a todos os alimentos e a tudo o que necesitamos para ter uma vida digna. Por isso, a oração pelo pão nosso de cada dia tem que ver com a questão da produção, da distribuição e do consumo dos alimentos e do cuidado com o meio ambiente. Já somos mais de 7 bilhões de pessoas no mundo. Desse total uns 800 milhões de pessoas passam fome. Por outro lado, 1 bilhão de pessoas no mundo estão com sobrepeso. Ou seja, tem mais gente com sobrepeso que com fome nesse mundo. Além disso, nem toda comida produzida se consome. Na Europa e nos Estados Unidos vão para o lixo cada ano entre 95 kg e 115 kg de comida por pessoa. Por isso, o problema da fome no mundo não é um problema de falta de alimentos em primeiro lugar, mas sim um problema de distribuição desses alimentos.

O Brasil é reconhecido como um dos principais produtores de alimentos do mundo. Mesmo assim temos mais de 20 milhões de pessoas que vivem na miséria e passam fome. Cada vez mais se ampliam as área de produção extensiva para o monocultivo. E isso favorece a multiplicação de pragas e a destruição da diversidade. Como as pragas não encontram inimigos naturais, a solução é envenenar o solo, as águas e o ar com agrotóxicos. Desde o ano 2008 o Brasil é o campeão mundial de consumo de agrotóxicos.

Por isso, ao orar pelo pão nosso de cada dia, Jesus nos convida também a tomar consciencia de nossa responsabilidade para que o pão seja acessivel para todos e que seja de qualidade. Garantir o pão nosso de cada dia significa fortalecer as prácticas agroecológicas, reduzir o desperdício de alimentos e apoiar os pequenos agricultores, consumindo mais os produtos locais.

P. Nilton Giese - CLAI – Quito / Equador


Oração:

Abençoa-nos, Senhor, o pão nosso de cada dia. Abençoa também todas as mãos que estiveram presentes desde a semente, a farinha e o pão que está sobre a mesa. Que esse alimento nos fortaleça na esperança que um dia todas as pessoas tenham seu alimento e bem estar garantido. Para que isso seja possível te pedimos: dá pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão. Em nome de Jesus. Amém.


Voltar para índice Anuário Evangélico 2013

 


Autor(a): Nilton Giese
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2013 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2012
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32350
REDE DE RECURSOS
+
O que o Senhor planeja dura para sempre. As suas decisões permanecem eternamente.
Salmo 33.11
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br