O poder a serviço da vida

Rede de Recursos Educação Cristã Contínua - crianças

Materiais necessários: um balão para cada participante, um palito de dente para cada participante, meia folha de papel ofício para cada participante, cola quente, revistas, um pedaço de TNT no tamanho de 1m x 1m para cada grupo, tesouras, um avental.

1º Momento
Distribuir um balão e um palito de dente para cada participante. A pessoa que coordena pede para que todos encham seus balões. Após, convida os participantes para um jogo. Nele, ganha quem chegar ao final de um determinado tempo com o seu balão cheio, sem estourar. A um sinal de três palmas os participantes começam a caminhar pela sala com o seu balão durante um determinado tempo, parando novamente ao som de três palmas. A seguir, a pessoa que coordena relembra qual era o desafio do jogo.
Compartilhar a experiência.

2º Momento
- Formar grupos de até 5 pessoas.
- Leitura do texto bíblico de Marcos 10.35-45, assinalando o que mais chamou a atenção no texto.
- Compartilhar no pequeno grupo.

3º Momento
Dinâmica
: Vestindo o avental
a) No texto bíblico de Marcos 10.42-45, Tiago e João querem garantir um lugar de destaque e privilégios ao lado de Jesus. Custam a compreender a proposta de Jesus, pois o modelo de poder que conhecem está baseado nas estruturas de poder dos governantes. O poder, nesse caso, é usado para cercear e dominar. Então, Jesus chama seus discípulos para perto de si e diz: “Mas entre vocês não será assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva aos outros.” O poder que conhecemos, segundo Brakemeier, classifica as pessoas em os em cima e os em baixo. E ele vicia. É difícil desprender-se do poder e passá-lo adiante. Ele é sedutor, perigoso, propenso à violência. O poder de que Jesus fala é outro. Está associado ao serviço, à diaconia. Um poder a serviço da coletividade. A diaconia é uma das grandes marcas da identidade cristã. Ela já estava presente nas primeiras comunidades cristãs (At 2.44-47; 4.34-35). Através dela, a fé se concretiza no amor.

Na Bíblia, encontramos um belíssimo texto no evangelho de João 13.1-17, que trata também da questão do poder e do serviço. Nele, Jesus usa o gesto como recurso pedagógico para que seus discípulos compreendam que o poder, do qual ele fala, deve estar alicerçado no bem comum de todos. O texto diz que Jesus tira a sua capa e amarra uma toalha na cintura, derrama água numa bacia e lava os pés dos seus discípulos. A toalha amarrada sobre a cintura de Jesus é transformada numa espécie de avental (a pessoa que coordena mostra um avental e veste-o). Após, pergunte aos e as participantes: O que nos lembra o avental? Quais as memórias que ele evoca? 

4º Momento
Compartilhar as memórias/lembranças.
b) Nos grupos, os e as participantes recortam o pedaço de TNT, transformando-o num avental, colando sobre ele palavras ou figuras de oito coisas que fariam se tivessem poder a partir da proposta de Jesus.

5º Plenária
Compartilhar o resultado das reflexões no grande grupo.

Bibliografia
BRAKEMEIER, Gottfried. Marcos 10.35-45. In: HOEFELMANN, Verner; SILVA, João Artur Muller da. Proclamar Libertação. São Leopoldo, Editora Sinodal, 2002. (Série Teologia Prática – Auxílios Homiléticos – v.28). p.289-293.
LAMB, Regene. Transforma nossa sociedade. In: Deus, em tua graça, transforma o mundo. Caderno de Estudos Bíblicos: subsídios para o Tema do Ano da IECLB 2006.
 

Cat. Maria Dirlane Witt
- Portal Luteranos
 


Autor(a): Maria Dirlane Witt
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 35 / Versículo Final: 45
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 22417
REDE DE RECURSOS
+
Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
2Pedro 1.2
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br