O Quarto Mandamento

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Colossenses 3.18-25

“Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor. (v. 20)”




Deus conferiu ao estado paterno e materno uma distinção toda especial, colocando-o acima de todos os estados que estão abaixo de Deus. Assim, não ordena simplesmente que amemos os pais; manda honrá-los. Pois com respeito a irmãos ou irmãs e ao próximo em geral, não ordena coisa mais elevada que amá-los. Dessa maneira separa e destaca pai e mãe acima de todas as outras pessoas na terra e os coloca a seu lado. Pois honrar é coisa muito mais sublime do que amar. Honrar inclui não somente o amor, mas, também, modéstia, humildade e reverência como para com uma majestade que se esconde dentro da pessoa. Honrar requer não apenas que nos dirijamos aos pais de modo amável e respeitoso, mas, acima de tudo, que, de corpo e alma, demonstremos que os temos em alta conta, e que, depois de Deus, os consideremos as mais altas autoridades. Porque para honrar alguém de coração é preciso que realmente o consideremos elevado e grande.

Por isso é preciso incutir nos jovens que vejam nos pais representantes de Deus e lembrem que, por mais modestos, pobres alquebrados e excêntricos que sejam, não deixam de ser pai e mãe, dados por Deus. Não ficam privados dessa honra por causa de sua conduta ou em razão de falhas. Por isso não devemos olhar a pessoa como ela é, mas a vontade de Deus que assim estabelece e ordena. É verdade que fora disso somos todos iguais aos olhos de Deus, mas entre nós é necessário que haja essa dignidade e diferença ordenada. Razão por que Deus ordena que seja observada, que você me obedeça e eu tenha autoridade, pois sou seu pai.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: A Glória de Deus sobre a Criança
Sabei que o Senhor é Deus Salmo 100
Glória de Deus sobre a criança Lucas 2.41-52
Era-lhes submisso Lucas 2.41-51
O Quarto Mandamento Colossenses 3.18-25
Ganhar o Céu ou o Inferno nos próprios filhos Mateus 18.1-9
Se vocês não se tornarem como crianças Mateus 18.1-9
O limite da obediência João 2.1-11
Jesus abençoa as crianças Marcos 10.13-16

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Colossenses / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 18 / Versículo Final: 25
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20124
REDE DE RECURSOS
+
Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br