O que significam os 500 anos da Reforma Luterana para nós católicos - Palestra de Dom Zeno Hastenteufel em Taquara/RS

06/10/2017

Palestra de Dom Zeno Hastenteufel em Taquara/RS
Palestra de Dom Zeno Hastenteufel em Taquara/RS
Palestra de Dom Zeno Hastenteufel em Taquara/RS
1 | 1
Ampliar

Na noite de 06 de outubro na Igreja da Paz em Taquara, católicos e luteranos se uniram para ouvir a palestra do Bispo Católico da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel sob o tema “O que significam os 500 anos da Reforma Luterana para nós católicos”. Centenas de pessoas de Taquara e região se reuniram para este encontro importante.

Dom Zeno se referiu à compreensão ecumênica que iniciou com o Papa João XXIII, a partir do Concílio Vaticano II, quando uma das ações foi a criação da Secretaria para o Diálogo Ecumênico. Falou das mudanças que foram acontecendo ao longo do tempo, vendo que era preciso renovar. Mencionou como grandes feitos de Lutero a tradução da Bíblia; o Pequeno Catecismo para o povo simples e o Grande Catecismo para os estudantes de teologia.

Disse também que o passado não pode ser mudado, mas o presente sim, esse pode ser mudado e isso deve ser celebrado em 2017. Dom Zeno disse “O que nos une é maior do que aquilo que nos separa. Católicos e luteranos temos o mesmo Batismo, precisamos nos deixar transformar, precisamos nos comprometer na busca da unidade visível e juntos buscar a força do Evangelho de Jesus Cristo e juntos testemunhar a graça de Deus.”

O pastor Valmor Haag disse que, na visão dos participantes que se manifestaram, a palestra foi muito boa e emocionante.

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br