O VALOR DAS ESCRITURAS

Lema da Semana: “ Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.” (Romanos 15. 4)

14/09/2015

Queridos leitores. Esse texto certamente é apreciado por quem tem uma visão fundamentalista da Escritura. A partir dele poderá afirmar sua convicção. Por isso sempre é bom repetir que a Escritura primeiro foi vivida. As pessoas experimentaram o agir de Deus na sua vida e observaram o que acontecia com aqueles que obedeciam e também com aqueles que desprezavam a orientação de Deus.
 Geração após geração foram testemunhando sua experiência até que alguns começaram a escrever sobre isso. Chegou o tempo de selecionar o que deveria ser testemunhado às gerações seguintes. Dessa forma pessoas de fé e comprometidas com Deus tomaram essa decisão.
 A intenção dessas pessoas, inspiradas pelo Espírito Santo, era testemunhar o amor de Deus demonstrado à nós e a toda a criação desde o início dos tempos. Amor esse que é revelado de forma suprema em Jesus Cristo.
 Tudo o que aponta na direção do amor de Deus e da sua vontade revelada a nós, nos ensina, cria e fortalece em nós esperança verdadeira, nos dá paciência e coragem diante das adversidades da vida e diante dos inimigos de Deus.
 Cabe, no entanto, lembrar que Deus não escreveu e nem ditou as Escrituras. Hoje quando vamos pregar queremos fazer isso de maneira reta e pura. Qualquer pregador que é honesto consigo mesmo irá admitir que é influenciado por sua situação pessoal e familiar. Interpreta o texto para dentro de sua realidade local, regional, nacional e mundial, assim com ele a vê. A Escritura recebe o filtro de nossas concepções teológicas, ideológicas, sociológicas, enfim, de nossa visão de vida, de nossa formação.
 Por isso, meus queridos, cabe a nós muita humildade e oração ao ler e interpretar a Escritura. Que o filtro maior seja a revelação em Cristo Jesus: como ele viveu, o que ele ensinou e como ele revela a máxima do amor de Deus, entregando-se por nós para que nós tenhamos vida plena e verdadeira.
 Oração: Amado Deus! Obrigado que tens revelado teu amor a nós geração após geração. Obrigado pelas pessoas que trouxeram esse testemunho a nós de forma escrita. Tu, certamente, inspiraste essas pessoas e as encorajaste a fazer isso. Por isso podemos crer. Que nossa vida seja a continuação das Escrituras para os outros. Que pessoas possam te conhecer a partir de nossa vida, de nosso testemunho; a partir do teu agir em nossas vidas. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.
 


Autor(a): P. Carlos Roberto Frühauf
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 34826
REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br