Oferta nacional em favor do Mecanismo de Atuação em Emergências - Fundação Luterana de Diaconia

16/01/2014

Oferta nacional em favor do Mecanismo de Atuação em Emergências - Fundação Luterana de Diaconia

 Dia 19 de janeiro, 2º domingo após Epifania.

Pois sabemos que a criação inteira geme e sofre as dores de parto, até o presente”. Rm 8.22

Enchentes, deslizamentos, incêndios em grandes proporções revelam a dor da Criação de Deus. O que fazer é sempre uma pergunta e muitas vezes não sabemos nem por onde começar. E as tragédias acontecem com cada vez maior frequência.

É fácil lembrar do impressionante desastre ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro, em 2011. Da mesma forma, há um mês, no período de Natal, no estado do Espírito Santo, diversas localidades foram atingidas por chuvas e deslizamentos. As pessoas foram pegas de surpresa. Não houve aviso de que a água estava vindo com tanta violência. Muitas pessoas tiveram que deixar suas casas e não poderão voltar. Muitas perderam tudo. Junto com a perda material, vem a dor da perda da sua história – cartas antigas, fotografias, lembranças.

A Fundação Luterana de Diaconia, organização diaconal criada pelo Conselho da Igreja em 2000, que atua no apoio a pequenos projetos de comunidades da IECLB, movimentos sociais e grupos diaconais e populares, está desenvolvendo desde 2011 o Mecanismo de Atuação em Emergências.

Sua oferta, pela qual agradecemos, possibilitará a preparação para responder a desastres e a realização de oficinas de capacitação em apoio psicossocial de base comunitária em emergências, que busca fortalecer as capacidades das comunidades atingidas para sua recuperação.

A solidariedade é algo poderoso. Através deste gesto, assumimos que, como igreja comprometida com a palavra de Cristo, precisamos estar preparadas e preparados para enfrentar situações de tanta dor. Como disse um ministro da IECLB que atua no Espírito Santo e que viveu a tragédia em dezembro, depois de trabalhar duramente na coordenação das atividades emergenciais de distribuição de comida, água, materiais de limpeza: “tenho orgulho da nossa igreja e de nossos membros, que demonstraram um empenho, uma força e uma solidariedade emocionantes.“

Com votos de bênçãos para sua vida comunitária, recebam o nosso abraço em Cristo. 

Cibele Kuss
Secretária Executiva da FLD
 


Autor(a): Cibele Kuss
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Motivação para Oferta
ID: 26544
REDE DE RECURSOS
+
Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br