Onde estão os teus deuses...

Senhas diárias

17/09/2019

Assim como os outros profetas, Jeremias também é vocacionado por Javé, o Senhor, para exortar/denunciar a infidelidade do povo para com Deus e para anunciar que Ele continua buscando e chamando seu povo de volta para Ele. Deus não quer o mal de seu povo e por isso usa os profetas para anunciar e reforçar que seus pensamentos e atitudes para com o povo são com intuito de continuar a cuidar do povo e conduzi-lo sob sua graça e sua misericórdia. Quando Jeremias inicia seu ministério, uma das primeiras exortações é a de que o povo se prostituiu adorando outros deuses, especialmente a Baal. Ele denuncia que cada cidade de Judá tem seu deus e a ele adora e nele confia. A dor de Javé é que Ele agiu e conduziu o povo ao longo de tantas situações e de tantos anos para que este povo tenha memória tão curta e abandone o primeiro amor e se curve a deuses estranhos. A crítica de Jeremias expressa o que Deus está sentindo. Mas, é importante reforçar que Deus não está com ciúmes de outros deuses, como se eles pudessem competir com o Senhor. Definitivamente não! O Senhor sabe que não há outros deuses e o povo está adorando apenas estátuas de pedra ou madeira que absolutamente nada podem fazer. Estão perdendo tempo e deixando de receber as bênçãos do único e verdeiro Deus, Javé, o Senhor. Deus chega a dizer que está disposto a abrir mão de cuidar do povo e que ele busque aos deuses que adora para livrá-lo nas horas de dificuldades. Só que nada encontrarão. Hoje não está muito diferente. Nós, o ser humano, criamos uma infinidade de deuses aos quais servimos ao longo de nossa vida. É o poder, é a glória diante das pessoas, são os bens, é o dinheiro e as posses, é o desejo de fazer as coisas para receber palmas e tapinhas no ombro, é ver as construções se erguerem para que a glória seja dada a si mesmo, enquanto que pessoas sofrem com suas dores, dificuldades, necessidades e não são cuidadas, e não recebem a ajuda e o apoio necessários. As obras tornam-se mais importantes do que as pessoas.
Mateus, por seu lado, nos relata que Jesus é o Senhor e testemunha isso através dos milagres que Ele fez e através do que falou. Ao aquietar o mar e o vento, Jesus nos diz que é o Senhor do mundo e nele está a verdadeira glória. Fazer a vontade de Jesus e seguir sua palavra é o que nos dá o verdadeiro sentido para viver e para expressarmos a verdadeira adoração a Deus, o Senhor. Perdemos tempo, segundo Jesus, ao seguir outros deuses e viver conforme a sociedade quer nos impor. A vida está em Jesus e no seu Caminho. Sigamos com Ele.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 53304
REDE DE RECURSOS
+
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br