Oração - Respiração da Vida - Colossenses 4,2-4

Prédica proferida na Capela de Cristo no Dia das Mães, 13/05/2012

13/05/2012

Colossenses 4,2-4
2 Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus.
3 Orem também por nós a fim de que Deus nos dê uma boa oportunidade para anunciar a sua mensagem, que trata do segredo de Cristo. Pois é por causa dessa mensagem que estou na cadeia.
4 Portanto, orem para que eu faça com que o segredo de Cristo seja bem conhecido, como é o meu dever.

 

Estimadas irmãs, estimados irmãos!

I. Oração – respiração da vida: Alguém uma vez me disse: “Eu não oro nunca.” Respondi a ele que não acreditava nisto. Alguma oração sempre temos. Podemos ter dificuldade com o endereço para onde vai a nossa oração, mas todo nosso ser é uma oração ambulante. Somos desejo, sonho, queixa, lamento – as vezes tudo isto ao mesmo tempo. Este profundo sentimento lá dentro de toda pessoa - isto é oração. Até o comunista ora e o ateu também. Oração gira em torno de todos aqueles assuntos que não controlamos mas que afetam, ou a nos, ou a outros. Isto é a maior parte dos assuntos com os quais lidamos.
Podemos uma vez fazer o exercício de listar todos os assuntos mais importantes que acontecem em nossas vidas - no bom e no difícil – e onde não temos o poder de ditar o desfecho. Talvez aconteceu algo de bom que nos alegrou. Hoje no dia das mães estas talvez pensem nos seus filhos com alegria e gratidão – ou com dor e preocupação – dependendo da situação deste filhos. No Brasil talvez ficamos alegres com a melhora na situação econômica nos últimos anos, mas continuamos sentindo dores e medos quando pensamos no perigo nas ruas e na corrupção que não mudou nadinha. Pensamos em nossa igreja e ficamos alegres com a vida em comunidade que temos. Ao mesmo tempo temos lá nossas dores com a falta de motivação e compromisso de alguns e talvez preocupação com o futuro. Somos poucos, mas somos movidos pelo segredo de Cristo como diz Paulo. Mas será que isto basta? O que mexe lá dentro de nos no âmago da nossa vida – isto é oração.

II. Oração dos cristãos: Posso imaginar que alguns já estão se mexendo nas cadeiras pensando que estou colocando todos na mesma panela – cristãos e não cristãos. Quem crê em Deus e quem não crê. Num certo sentido estou de fato fazendo isto. Oração, o desejo e sentimento que extrapola nossa vida, isto é um dado da condição humana – por isso também ora-se de uma ou de outra forma em todas as religiões.
O que distingue então a oração dos cristãos das demais pessoas – se que existe algo aí? O nosso pequeno texto da prédica fala sobre isto de forma bonita e sucinta: Primeiro: Os cristãos põe a gratidão na frente na oração. O carro-chefe da oração é o agradecimento. Não como imposição mas como bom remédio. Ser cristão significa aprender a assumir uma postura de gratidão para com a vida - mesmo na dificuldade. Fazemos parte do mistério de Cristo que venceu a morte e que apesar da derrota aparente saiu como vitorioso. Como seus seguidores Deus também reserva esta possibilidade para todos nos. Superar, mesmo na dor, até que a vida nos fale mais forte. Ser cristão é ter este saber que Deus no final enxugará todas as lágrimas que o seu amor terá a última palavra. Por isso um postura de gratidão não é nenhuma traição da realidade mas o realismo dos filhos de Deus que estão aprendendo a olhar o mundo com os olhos do próprio Deus.
Segundo: Os cristãos não pensam só neles. O que parece uma banalidade não é. Quem segue a Cristo busca o melhor para o seu mundo e para todas as pessoas. Quantas vezes pessoas desejam o mal umas as outras e por cima só pedem pelo que se passa no próprio umbigo delas? Paulo pede aos Colossenses que orem por ele. Isto não é um egoísmo porque está em jogo a pregação do evangelho. Com Paulo o próprio Cristo está preso. A comunidade ora pela liberdade do evangelho. Onde reina a mentira, o jeitinho, a violência, a corrupção Cristo chama os seus a orar pelas forças do amor, da verdade, da honestidade e do carinho. Cristãos não giram só em torno de si mesmo mas estão preocupados com as forças da vida. Isto os distingue com os outros. E especialmente por que eles acreditam no mistério de cristo. É através dele que mundo se salva. Não é indiferente o que acontece com sua comunidade. É importante que ela esteja bem para que o segredo de Cristo se torna mais conhecido. Temos um tesouro e uma responsabilidade bem grande com isto.
E no fim o que é com as orações que não são atendidas. Isto não seria uma razão de parar de orar para Deus e de acreditar em Cristo. Penso nas muitas mulheres que durante a segunda guerra mundial não sabiam onde estavam os maridos – as vezes durante anos. A oração era único elo entre elas e os maridos. Muitos não voltaram. Mesmo assim a oração não foi em vão – manteve as na vida. E tenho certeza que a perseverança na oração quando ela foi frustrada é a chave para a superação. Aqui em nosso contexto muitas vezes somos tentados para desistir. Porque orar por uma realidade que aparentemente não muda? Continua violenta e hostil. Porque orar pela comunidade que parece não mudar para melhor? Porque se parar de orar, entregou tudo. É melhor perseverar na oração do que desistir de tudo. Vamos orar!
É oportuno este texto de hoje no dia das mães. São elas que ensinam o profundo saber da gratidão porque provavelmente não há maior gratidão do que pelos filhos. Também nos ensinam a interceder pelos outros, porque amam seus filhos acima de tudo e sempre querem o melhor para eles. É a semente que na comunidade é aperfeiçoado da forma que extrapola o âmbito somente familiar para algo maior. Mas o início toda mãe tem dentro dela.

Amem.

P. Guilherme Nordmann - w.nordmann@gmail.com


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: Colossenses / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 2 / Versículo Final: 4
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 16455
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br