Oração, uma oportunidade - Mateus 7.7-8

08/10/2012

Dentre as coisas que a Bíblia nos incentiva está a oração. Orar é oportunidade em cultivar um relacionamento com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus veio morrer por nós para restaurar a nossa comunhão com Deus, pois pecado nos fez inimigos de Deus. Por meio de Jesus somos presenteados com a oportunidade de viver um novo relacionamento com Deus, isto é, de construir uma amizade com Ele. A oração é uma das formas pelas quais vivemos este relacionamento.
Jesus diz: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta” (v.7). Com isso, Jesus está se referindo a diferentes formas de orar. Quais são elas? Pedir: é como a palavra já diz: simplesmente pedir. Buscar: significa que aquele que ora também vai à busca daquilo que pede. Bater a porta: significa ser perseverante na oração. No versículo 8 Jesus então acrescenta: “Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e aquele que bate, a porta será aberta”. Bem, se Jesus diz isso, como podemos explicar as ocasiões em que oramos e não recebemos como resposta aquele pedido feito? Precisamos admitir que é comum ouvirmos neste versículo o que Jesus não disse. Ouvimos, pois todo o que pede, recebe o que pediu, e não todo o que pede, recebe. Ou seja, Jesus disse que quem pede vai receber, e não que, vai receber o que pediu. Isto é muito importante para nós, pois sabemos que nossas orações não cairão no vazio, o Senhor sempre tem algo para nós e ainda, até melhor que pedimos.
Estas três formas de orar nos estão postas como uma necessidade. Precisamos pedir, precisamos ir à busca das coisas de Deus e precisamos ser perseverantes. O correto pedir leva a pessoa a entender que ela mesma precisa ir à trás, se esforçar para receber. É assim na vida física, não adianta pedir pela saúde se eu mesma não cuidar dela. O mesmo acontece na vida material, não adianta pedir pelo pão se não trabalhar por ele. Na vida espiritual, não adiante pedir que Deus esteja comigo, se eu mesma não viver comprometida a estar com Ele. Jesus disse em Jo 15.4a: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós”. E é assim também na vida relacional, pedir para que pessoas conheçam o amor de Deus, também é, se dispor a levar o amor do Senhor às pessoas. Da mesma forma, o correto buscar leva-nos a ser perseverantes, pois se sabe que na perseverança Deus faz muita coisa. Nós nos deixamos ser trabalhados por Deus de forma muito mais fácil. É na perseverança que ocorre a transformação, pois somos desafiados sempre de novo a voltarmos para Deus e confiar nele acima de todas as coisas.
E aí como estamos na oração? Temos pedido, buscado e perseverado? Lembrando que quando não há uma busca perseverante até o pedir pode ser egocêntrico e distante da vontade de Deus. Fazemos de Deus um negócio, que Ele simplesmente resolva as coisas para nós. Quanto à oração, precisamos inclusive sempre de novo pedir como os discípulos de Jesus: “Senhor ensina-nos a orar” (Lc 11.1)!
 


Autor(a): Missionária Elfride Krause/Paróquia Ijuí Paz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 16982
REDE DE RECURSOS
+
Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br