Os caminhos de Deus

Meditação

19/03/2009

 

Filipenses 2.5-11: Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homem; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Conta-nos uma lenda oriental que havia certa vez três árvores em uma floresta. Elas conversavam entre si, planejando o que queriam ser quando ficassem adultas.

Uma das árvores disse que, quando crescesse, queria ser transformada num belo palácio. A outra disse que, quando crescesse queria ser transformada em um espaçoso navio, que velejasse pelos mares, carregando reis e príncipes. A terceira árvore disse que queria permanecer na floresta, apontando sempre para Deus, o criador de todas as coisas.

Um dia veio o lenhador e cortou a primeira árvore. Mas, ao invés de ser utilizada em um palácio, a sua madeira foi empregada na construção de um curral de gado, onde nasceu o Menino Jesus.

As pranchas de madeira da segunda árvore, que queria ser um grande navio, foram aproveitadas na armação de um pequeno barco que, singrando docemente ás águas do mar da Galiléia, conduzia o Mestre Jesus, o qual, do seu convés, pregava às multidões.

Finalmente, a terceira árvore, que queria ficar de pé, apontando para Deus, foi convertida em uma cruz, onde foi pregado o Redentor da humanidade. Desde então aquela cruz, instrumento de suplício atroz, vem apontando o amor de Deus aos homens.

Diz-se que Deus escreve certo por linhas tortas. Nem sempre os nossos ideais combinam com a vontade de Deus. Às vezes planejamos uma coisa e Deus, na sua sabedoria, traça outros caminhos para nós.

Entretanto, tudo o que Deus faz, ele visa sempre o nosso bem. Diz ele na sua Palavra: Porque os meus pensamentos não sãos os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos (Isaías 55.8,9).

Se nós formos olhar para a vida de Jesus, parece que tudo deu errado. Primeiro: ele nasceu numa estrebaria, num curral de gado.

Era de se esperar que Jesus nascesse num palácio. Afinal, ele era o Filho de Deus, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Foi por isso que os magos do oriente, quando vieram adorar o Menino Jesus, o procuraram no palácio do rei Herodes em Jerusalém. Mas lá não havia ninguém. O rei Herodes nem sabia do seu nascimento, nem tampouco o povo de Jerusalém.

Depois, no seu ministério, ele foi rejeitado e desprezado. Ele não foi bem aceito pelos homens. Diz o apóstolo João: Ele veio para os seus, mas os seus não o receberam.

Às vezes ele não tinha nem lugar para dormir, para descansar o corpo. Por isso, num certo lugar dos Evangelhos, ele reclama, dizendo: As raposas têm os seus covis, as aves dos céus ninhos, mas o Filho do homem não tem nem onde reclinar a sua cabeça.

E, finalmente, no fim de sua vida, ele foi humilhado, desprezado e colocado numa cruz, como um criminoso, como um marginal, como um bandido. Parecia que ele estava sozinho, que até o próprio Deus o havia abandonado. Por isso, como que desesperado, ele clama no alto da cruz: Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste.

Mas Deus não o havia desamparado. Tudo o que estava acontecendo com ele estava nos planos de Deus: desde o seu humilde nascimento, até a sua morte na cruz. Isso tudo havia sido predito pelos profetas. Esse era o plano de Deus para salvar o mundo.

O profeta Isaías, por exemplo, depois de descrever em minúcias o seu sofrimento e morte no capítulo 53 do seu livro, conclui dizendo: Quando ele [Jesus] olhou para trás e viu o fruto do seu trabalho, ele ficou satisfeito.

E no nosso texto, Filipenses 2.5-11, o apóstolo Paulo diz: Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homem; e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Assim também na nossa vida, muitas vezes sofremos grandes decepções. Nem tudo acontece como planejamos. Como aquelas três árvores, planejamos tantas coisas, queremos fazer isso e aquilo. Depois, com o passar do tempo, vemos que tudo parece ter dado o contrário, nada daquilo que planejamos deu certo.

Isso acontece por duas razões. Primeiro, porque nós somos muito imediatistas. Só olhamos para a ponta do nariz e não procuramos ver o futuro, o que vem depois.

Segundo, porque nós não incluímos a Deus nos nossos planos. Ignoramos a vontade de Deus, que muitas vezes muda os nossos planos para nos fazer felizes para sempre.

Nós estamos nas mãos de Deus. Nada acontece por acaso. Quando nascemos, Deus já estabelece o tempo que vamos viver aqui na terra. Diz o salmista no Salmo 139: No teu livro foram escritos todos os dias da minha vida, cada um deles escrito e determinado quando nem um deles havia ainda.

Se vivermos de acordo com a vontade de Deus e usarmos de responsabilidade, Deus vai conduzindo a nossa vida de tal modo, que no fim tudo vai acontecer conforme ele determinou.

Jesus, em Mateus 10, ele diz que nenhum pardal, por mais insignificante que seja, morre antes da hora e que até os fios de cabelos da nossa cabeça estão contados, e que eles só caem quando Deus o permitir. E ele pergunta dizendo: Será que vocês não valem muito mais do que os pardais.

Se Jesus tivesse se revoltado contra Deus e não quisesse se submeter a sua vontade, ele não teria sido o Salvador do mundo. Mas ele soube dizer: Não se faça a minha, mas sim a tua vontade.

Não é errado fazer planos, orar que Deus abençoe a nossa vida e querer ser feliz. O próprio Deus fez planos. Quando, por exemplo, Deus criou o mundo, ele primeiro planejou tudo. Ele poderia ter criado o mundo num só dia. Mas para mostrar que ele é organizado, ele criou o mundo em seis dias.

Deus também planejou a nossa salvação. Ele poderia ter enviado o Salvador Jesus logo que os homens caíram em pecado. Mas ele não o fez.

Jesus, segundo o plano de Deus, só viria ao mundo 4000 anos depois. Ele nasceu na cidade de Belém, segundo o plano de Deus. Viveu na Judéia e morreu em Jerusalém, tudo segundo o plano de Deus.

E, segundo o plano de Deus, Jesus um dia voltará. Isso vai acontecer quando o Evangelho for pregado em todo mundo. Então virá o fim.

Ele não virá mais como um bebê indefeso, mas em glória e majestade. Virá para julgar os vivos e os mortos, quando, ao nome de Jesus se dobrará todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

A exemplo de Deus, também nós podemos planejar. Podemos planejar o que queremos ser, podemos planejar o que queremos fazer ou deixar de fazer.

Errado é não incluir a Deus em nossos planos, é querer obrigar Deus a fazer sempre a nossa vontade e não vontade dele.

O apóstolo Tiago, por exemplo, nos diz: Agora escutem, vocês que dizem: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos fazendo negócios e ganhando muito dinheiro! Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são apenas como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. O que vocês deveriam dizer é isto: Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isso ou aquilo (Tiago 4.13-15).

Além de incluir Deus nos nossos planos, devemos ainda nos submeter à vontade de Deus, dizendo sempre, como nos ensinou o Salvador Jesus: Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

Deus sempre deseja o nosso bem. Ele sabe o que é melhor para nós. Às vezes planejamos alguma coisa, depois descobrimos que isso não é bom para nós.

Além disso, Deus usa tudo o que nos acontece para o nosso bem. Até as coisas aparentemente más.

 

Aquelas três árvores planejaram uma coisa. Os seus planos se cumpriram, mas não exatamente como elas planejaram. Diz o rei Salomão em Provérbios 16: O homem faz planos, mas Deus traça os seus caminhos. Em outras palavras: o homem planeja e Deus maneja. É como diz um ditado popular, já mencionado: Deus escreve certo por linhas tortas.

Por isso, ao fazermos qualquer plano, pensemos sempre em Deus. Peçamos a sua orientação, na certeza de que Deus fará com que todas as coisas que nos acontecem cooperem para o nosso bem.

P. Márcio Sedinei Frank – Cacoal – RO


Autor(a): Márcio Sedinei Frank
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 1332
REDE DE RECURSOS
+
A Comunidade cristã deve ser reconhecida, sem sombra de dúvida, na pregação do Evangelho puro
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br