PALAVRA DO PASTOR

01/08/2017

“Se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ameis o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará.”
(Deuteronômio 30.16)

O versículo nos transporta para mil e duzentos anos antes de Cristo. O povo de Israel encontra-se no final de uma jornada: libertara-se da escravidão no Egito e, liderado por Moisés, terminava uma peregrinação de 40 anos pelo deserto. Foi um tempo de dúvidas e incertezas. Tempo de fidelidade e infidelidade a Deus. Tempo importante para que os israelitas esquecessem e desistissem de uma sociedade dividida entre senhores e escravos e estivessem abertos para seguir o projeto de Deus. Para isso, Deus, neste tempo, abençoou o povo de Israel com os seus mandamentos, estatutos e juízos.

Para que uma nova etapa, na terra prometida, pudesse ser inaugurada, o povo de Israel é chamado a andar nos caminhos e preceitos do Senhor. Eles são a chave para escolher o bem e não o mal. Eles são a chave para uma vida abençoada.

Nós também vivemos dessa promessa. A partir dos preceitos do Senhor queremos também construir um novo caminho, inaugurar uma nova etapa: Escolher o bem e a vida que Deus nos dá em Cristo. Deus, em Cristo, vence o mal, a cruz que mata, e nos dá a sua salvação, a vida, a ressurreição. Em Jesus Cristo ele revelou que não nos deixa entregues a própria sorte, ao mal que violenta e mata a vida. 

Como com o povo de Israel, ele caminha ao nosso lado. Nos presenteia com o seu amor e a sua graça através de Cristo. Não nos deixa órfãos, porém nos abraça, orienta e consola diariamente com o seu Santo Espírito. Por intermédio de Cristo e com o sopro do seu Espírito ele nos ajuda a escolher a vida e o bem, nos chama a praticar os seus mandamentos que dizem: Não mate, não adultere, não roube, não minta e não deseje e cobice o que não lhe pertence.
Obrigado, Senhor, pois é graças ao amor do teu Filho Jesus Cristo e o sopro do teu Espírito Santo que a esperança por um país e um mundo mais justo, menos corrupto e desumano, jamais deixará de ser sonhada e buscada. Obrigado, Senhor, pelas tantas pessoas que no dia a dia, inspiradas por Ti, se empenham por justiça, paz e amor. Amém.

Pr. Ernani
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 43232
REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br