PALAVRA DO PASTOR

A Palavra de Deus

30/08/2017

Deus diz: A palavra que sair da minha boca não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.
(Isaías 55.11)

O nosso versículo fala que a Palavra de Deus não volta vazia. Ele está inserido no pedido do profeta para que o povo de Israel busque a ajuda de Deus. O chamado é para orar a Deus e mudar a maneira de viver, isto é, abandonar os maus pensamentos. Mas o que está por trás deste pedido do profeta?
Durante muitos anos o povo de Israel permaneceu cativo na Babilônia. Muitos dos que foram levados prisioneiros para a Babilônia não perderam somente suas casas e bens, perderam também sua religião e sua fé. Por acreditarem que Deus habitava o templo de Jerusalém, a fé ruiu junto com a sua destruição.
Na verdade o pedido do profeta diz: Busquem a Deus, pois ele vai conduzi-los de volta a Jerusalém. Porém, havia aqueles que estavam desinteressados em voltar a terra sagrada, pois já a haviam esquecido depois de tantos anos no cativeiro. Outros, acostumados e acomodados na situação de prisioneiros, tambem não nutriam nenhum entusiasmo por este pedido. E os que se mantinham firmes na fé em Deus e que acreditavam que a destruição de Jerusalém e o exílio babilônico eram o merecido castigo, também já não conseguiam mais acreditar na libertação e num retorno para Jerusalém. 

No que o profeta, afinal, se fundamenta para convencer o povo? Ele se fundamenta na Palavra de Deus. Como diz o versículo bíblico: “A palavra que sair da minha boca não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.”
A palavra de Deus tem o poder de restaurar e transformar. Deus renova esta sua Palavra em nós por intermédio de Cristo Jesus. Muitas vezes também estamos desacreditados e acomodados como o povo de Israel. Achamos que nada muda. Que tudo é corrupção. Que a crise está longe de uma solução. Porém, a Palavra de Deus quando proclamada não volta vazia. Se celebramos 500 anos de Reforma é graças a esta Palavra de Deus. Lutero, apoiado nela, nos fez ver o Deus da graça e não da barganha. Lutero, apoiado nela, nos fez ver o Deus misericordioso e compassivo em Cristo Jesus. Lutero, apoiado nela, nos fez ver o Deus que não quer ver os seus filhos e filhas cativos, mas libertos para a vivência do seu amor, da sua paz e do seu perdão. Apoiados nesta Palavra de Deus, no “Verbo que se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, está a chave para vencer os cativeiros da vida.


Pr. Ernani
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 43559
REDE DE RECURSOS
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br