PALAVRA DO PASTOR - AGOSTO DE 2021

30/07/2021

PALAVRA DO PASTOR

Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, ela é poder de Deus.
(1 Coríntios 1.18)

A palavra da cruz revela o quão profundo é o amor de Deus, o quão importante ela é na nossa vida, o quanto ela nos carrega em nossos sofrimentos e perdas. A palavra da cruz nos lembra: Deus está conosco. Você não está sozinho!

No Evangelho de Marcos 15.34 está registrado o quão profunda a palavra da cruz é. Lá lemos: E às três horas, Jesus clamou em alta voz: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Esta pergunta, de Jesus, nos é familiar. Não apenas desde o início da pandemia. Já antes nos perguntávamos: Por que Deus preciso passar por isso? Por que essa crise? Por que essa pessoa teve que partir?

Por que Jesus faz essa pergunta na cruz? Com essa pergunta Jesus afirma: Eu estou contigo nas tuas perguntas angustiantes. Eu compreendo a sua solidão, o seu abandono, o seu pranto, a sua frustração e as suas despedidas. Eu sei o que significa orar desesperadamente para que Deus alivie o fardo, o cálice. A pergunta de Jesus se une a todos e todas que nesse tempo também estão aflitos e desesperados na vida. Jesus se une as pessoas que se preocupam com seus entes queridos não deixa de apontar para o que está errado. Mas antes de apontar para os erros, para as tensões e conflitos presentes na comunidade, ele fala e enaltece o que há de positivo na vida comunitária. Na carta dirigida aos Efésios, antes de apontar para os erros que necessitam ser corrigidos, ele expressa gratidão a Deus pelas ricas bênçãos que tem concedido a comunidade e que não cessa de dar graças a Deus em oração pela vida de fé e amor entre eles. Paulo, ao fazer isso, já aponta, antes de entrar no que está conflitando, para aquele que é a base da Igreja e a solução para os problemas: Cristo Jesus. Assim como nas boas ações há a manifestação do Espírito Santo em nós, também nas falhas e erros Deus se manifesta em Jesus Cristo, no ressurreto, para nos presentear com a sabedoria que sabe dialogar, lapidar, perdoar e ajudar um ao outro e uma à outra a reencontrar o caminho da vida. Em Cristo está a sabedoria para construir pontes de reflexão e reconciliação nesse nosso mundo tão dividido e polarizado.

Desejo que no dia a dia possamos nos inspirar no apostolo Paulo, isto é, primeiramente dar graças pelas bênçãos que Deus nos dá através das pessoas a nossa volta e, num segundo momento, orar para que Ele nos conceda o espírito de sabedoria ao criticar, para que possamos juntos e juntas trabalhar e lapidar os gestos e atitudes que ferem o corpo de Cristo. Amém.

Pr. Ernani
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63792
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br