PALAVRA DO PASTOR - Outubro de 2019

01/10/2019

 

Tudo que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
(Romanos 15.4)
O versículo bíblico nos convida a refletir sobre o ensino da Escritura. Diariamente muitas coisas nos são ensinadas. Viver pressupõe ensino. Porém, nem todo o ensino traz esperança, paciência e coragem para a vida. Nem todo o ensino traz sentido para a vida. Nem todo o ensino traz paz. Ensinar pressupõe pensar. Pressupõe pensar bem o que se quer comunicar. O que tens ensinado está ajudando a construir a esperança, a paciência e a coragem a sua volta?
O apóstolo Paulo quer ajudar os romanos a trabalhar os seus conflitos. O seu ensino procura evitar o confronto. Como diz Mário Sérgio Cortela: “Note que o conflito é inerente à convivência humana – conflito é uma divergência de posição, de postura, de ideias, de atitudes. Conflitos são inevitáveis. O que não pode acontecer é que o conflito se transforme em confronto, que vem a ser a tentativa de anular o outro. Uma guerra nunca é um conflito; é sempre um confronto. Três crianças juntas têm conflitos, e isso é normal. O que não pode é que esses conflitos degenerem em confrontos”. (Extraído do livro: Viver em paz para morrer em paz P. 26)
Segundo Paulo, o que está nas Escrituras quer nos ajudar a trabalhar os nossos conflitos. O que está nas Escrituras não quer nos levar ao confronto, mas a construção da esperança por meio da
LEMA DO ANO
“Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou”
(João 14.27)

paciência e da coragem. O que a Escritura ensina é que Cristo não buscou o confronto, mas sim o diálogo diante dos conflitos. Cristo não ensinou o ódio, mas a paciência e a coragem para desarmar os espíritos raivosos e violentos.
O que a Escritura ensina e revela é que Cristo Jesus trouxe a Paz de Deus ao mundo e não a discórdia, a intolerância, a incitação ao ódio e a violência. Pela Escritura Deus nos ensina a perseverar no amor de Cristo. Pois é o amor do Cristo derramado sobre nós na Cruz que nos dá paciência e coragem para dizer não a tudo que procura levar ao confronto, a crucificação. É o amor do Cristo Ressurreto que nos dá paciência e coragem para ensinar e testemunhar a paz, a justiça, a misericórdia, o perdão e a reconciliação. Como diz o apóstolo Paulo: “Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus!” (Rm 15.5).
Venha ouvir o ensino das Escrituras para que o seu coração e sua mente sejam alimentados pela esperança por meio da paciência e coragem de Cristo Jesus! Amém.
Pr. Ernani
    


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 53526
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br