Palavra não foi feita para dividir ninguém

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD 415 - Palavra não foi feita para dividir ninguém

Autora tanto do texto, quanto da melodia deste hino é a senhora Irene Gomes, de Campinas, SP. Durante alguns anos ela era Irmã da Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado (MJC) em Campinas. Nesta época compôs vários hinos e até chegou a gravar alguns discos.

Palavra não foi feita para dividir é resultado de uma reflexão que ela fez logo após sair da Congregação MJC (1969), pois estava entristecida por ter havida uma incompreensão devido ao mau uso da palavra. O hino foi gravado no disco compacto Irala em 1971, e no LP Uma Vida de Colores de 1975 (Paulinas-COMEP).

O texto nos incentiva a meditar sobre a questão: como nós usamos as palavras? Nossas palavras servem para construir algo positivo? Quando falamos lembramo-nos em construir um mundo mais feliz e mais irmão?

Textos bíblicos para reflexão: Salmo 34,12-14; Salmo 39,1; Provérbios 10,18-21; Mateus 5,37; Mateus 12,34-37; Efésios 4,29; Colossenses 4,6; Tiago 3,1-10.

Outro hino da mesma autora é o de HPD Nº 412 Se uma boa amizade você tem

Meditação
do Rev. Paulo Dias Nogueira, da Catedral Metodista de Piracicaba - SP
Muitas pessoas, ao refletir sobre o texto de Atos 2:1-21, sublinham e ressaltam o fato de os apóstolos falarem em outras línguas. Sem o mínimo de pesquisa bíblica, alguns chegam a afirmar serem línguas dos anjos. Não gostaria de discutir este tema neste momento. Destaco apenas que o maior milagre não foi os discípulos falarem uma língua que não conheciam, mas, sim, as pessoas ouvirem a mensagem do Evangelho em sua própria língua e entenderem.

No reverso do que aconteceu na torre de Babel, onde as pessoas foram separadas por falarem línguas diferentes e não se entenderem, no Pentecostes Cristão, o Espírito derramado une as pessoas, ajudando-as a traduzir as línguas diferentes, numa comunicação comum. O maior milagre não foi “falar” em línguas, mas sim o “ouvir” e “entender” em línguas. Língua que comunica... que une... que gera comunhão.

Que a unção do Espírito de Deus esteja sobre nós, capacitando-nos a falar e ouvir uma linguagem que verdadeiramente comunique a graça divina. Como nos afirmou Paulo: “Prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua” (1Co 14:19). Que a mensagem do cântico nos inspire!

Fontes: http://5re.metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=9705
http://arteigrejacatolicamossoro.blogspot.com/2011/12/palavra-e-uma-ponte.html

Oração:

HPD nº 290,3 – de Johann Heermann (1585-1647)
Ajuda-me a falar, Senhor, o que é decente, que não venha a espalhar conversa inconveniente.
Se por obrigação do cargo meu falar, meu testemunho então com fé eu possa dar.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 415. Palavra não feita para dividir
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 19201
REDE DE RECURSOS
+
Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu.
Romanos 5.5
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br